Dólar cai 1,43% com reação de Aécio na disputa eleitoral

Publicado em 06/10/2014 17:16

LOGO REUTERS

Por Bruno Federowski

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em queda de mais de 1 por cento sobre o real nesta segunda-feira, mas longe das mínimas da sessão, após o bom desempenho de Aécio Neves (PSDB) no primeiro turno das eleições presidenciais derrubar a divisa a 2,37 reais durante a manhã.

Segundo operadores, o tombo inicial da moeda norte-americana foi exagerado, gerando uma correção em seguida. A percepção é que o mercado deve continuar volátil nas próximas semanas, diante da disputa acirrada no segundo turno entre o candidato tucano e a presidente Dilma Rousseff (PT), que vem sendo fortemente criticada pelos agentes financeiros pela condução da atual política econômica.

O dólar caiu 1,43 por cento, a 2,4266 reais na venda. Na mínima da sessão, logo após a abertura, a divisa chegou a cair 3,40 por cento, a 2,3782 reais. O contrato futuro de dólar para novembro, caía 1,39 por cento, a 2,4425 reais logo após as 17h.

"O mercado claramente reagiu com força demais na abertura e depois assentou num patamar mais equilibrado", disse o gerente de câmbio da corretora BGC Liquidez, Francisco Carvalho. "Nas próximas semanas, o mercado vai tentar entender qual exatamente é a posição do Aécio no segundo turno e negociar baseado nisso", acrescentou.

Aécio ficou com 33,6 por cento dos votos válidos no primeiro turno neste domingo, enquanto a presidente Dilma Rousseff (PT) marcou 41,6 por cento. O desempenho do tucano, que promete uma política econômica mais ortodoxa, veio acima do indicado nas pesquisas de intenção de voto, surpreendendo investidores.

Analistas acreditam que o mercado deverá continuar volátil até o segundo turno, no próximo dia 26, operando com base no noticiário político e nas pesquisas. Mas, a médio prazo, preveem pressão de alta do dólar devido à perspectiva de juros mais elevados nos Estados Unidos.

"O dólar deve ter um movimento instantâneo de queda", afirmou o sócio-gestor da Leme Investimentos, Paulo Petrassi. "A queda não deve levar a moeda ao patamar inferior a 2,30 reais, nem o PSDB quer isso", acrescentou.

Uma importante fonte da equipe econômica afirmou à Reuters que, mesmo considerando a volatilidade esperada no curto prazo elas eleições, o Banco Central considera que seu atual programa de atuação no câmbio está adequado.

Nesta manhã, o BC vendeu a oferta total de swaps cambiais, que equivalem a venda futura de dólares, como parte das atuações diárias. Foram vendidos 2 mil contratos para 1º de junho e 2 mil para 1º de setembro de 2015, com volume correspondente a 197,7 milhões de dólares.

O BC também vendeu nesta sessão a oferta total de até 8 mil swaps para rolagem dos contratos que vencem em 3 de novembro. Ao todo, a autoridade monetária já rolou cerca de 18 por cento do lote total, equivalente a 8,84 bilhões de dólares.

Na primeira metade do pregão, os investidores preferiram concentrar as transações no mercado futuro, onde podem ser mais alavancadas. Por isso, o volume no mercado à vista foi reduzido até a hora do almoço, mas voltou a crescer à medida que as cotações foram corrigidas.

Segundo dados da BM&F, o giro financeiro ficou em torno de 1,4 bilhão de dólares no mercado à vista, contra a média diária de 1,5 bilhão de dólares de setembro. Já o número de contratos de dólar para novembro negociados nesta sessão estava em 480 mil, contra a média de cerca 365 mil contratos nos últimos 30 dias.

(Reportagem adicional de Flavia Bohone)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário