Presidente do BC japonês promete atingir meta de inflação, se diz pronto para mais medidas

Publicado em 05/11/2014 06:50

TÓQUIO (Reuters) - O presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, que na semana passada surpreendeu os mercados financeiros globais aumentando o programa de estímulo monetário, disse que o banco central está pronto para fazer mais para chegar à meta de 2 por cento de inflação e recarregar a cambaleante economia.

Kuroda destacou que a autoridade monetária está determinada a fazer o que for preciso para atingir a meta de inflação em dois anos e vencer quase duas décadas de deflação.

"Não há nenhuma mudança na nossa política de tentar atingir 2 por cento de inflação na data mais próxima possível, com um horizonte de dois anos mais ou menos em mente", disse o presidente em discurso durante um seminário nesta quarta-feira.

"Não há limites para os nossos instrumentos de política, incluindo as compras de títulos do governo japonês", disse ele em resposta a uma pergunta após o discurso.

O banco central japonês surpreendeu os mercados financeiros globais na semana passada ao expandir o forte estímulo, reconhecendo que o crescimento econômico e a inflação não aceleraram como esperado após o aumento do imposto sobre vendas em abril.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Proposta aprovada moderniza regras para circulação de máquinas agrícolas no país
Comissão de Agricultura do Senado encerra 2025 com avanços e 28 propostas aprovadas
Por 48 votos a 25, projeto da dosimetria de penas segue para sanção
Trump diz que próximo chair do Fed acreditará em juros bem mais baixos
Ações da China permanecem estáveis com setor de tecnologia em queda
França não está pronta para assinar acordo com o Mercosul, reafirma Macron