Dilma reconhece inflação e promete olhar gastos "com lupa", dizem jornais

Publicado em 06/11/2014 17:33

Por Eduardo Simões

(Reuters) - A presidente Dilma Rousseff reconheceu nesta quinta-feira que o aumento da inflação é um problema e prometeu, em entrevista aos quatro principais jornais do país, que vai realizar cortes nos gastos governamentais para ajudar a controlar o aumento dos preços.

Dilma disse que o governo vai ter de "fazer o dever de casa" e apertar o controle sobre a inflação, informaram os jornais Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo em seus sites. A presidente também prometeu analisar os gastos do governo "com lupa".

"Nós temos um problema interno com a inflação", reconheceu Dilma, segundo os jornais. "Vamos ter de apertar o controle da inflação."

Na entrevista no Palácio do Planalto, Dilma também afirmou que "sempre haverá gastos para cortar" e, de acordo com as publicações, sinalizou que o controle da inflação será feito por meio de cortes de gastos, e não somente com a elevação da taxa de juros.

"Vamos fazer o dever de casa, apertar o controle da inflação e teremos limites fiscais. Vamos reduzir os gastos. Vamos olhar todas as contas com lupa e ver o que pode ser reduzido e o que pode ser cortado. Temos que fazer um ajuste em várias coisas, várias contas podem ser reduzidas", afirmou a presidente na entrevista da qual também participou o jornal Valor Econômico.

Dilma rejeitou e classificou como "lorota" a ideia de reduzir o número de ministérios, atualmente em 39, o que foi criticado durante a campanha eleitoral pelo candidato derrotado no segundo turno, senador Aécio Neves (PSDB-MG).

A presidente também voltou a dizer que o nome do novo ministro da Fazenda será anunciada após a reunião do G20, que acontece entre 15 e 16 de novembro na Austrália.

Dilma afirmou ainda que não existe uma "receita prontinha" para colocar a economia brasileira de volta no caminho do crescimento, mas assim como fez durante a campanha, voltou a prometer que não vai elevar o desemprego em busca de uma taxa maior de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

As denúncias de desvio de recursos da Petrobras para partidos de sua base aliada, trazidas a pública pela Operação Lava-Jato da Polícia Federal, também foram comentadas durante a entrevista. Dilma disse, segundo os jornais, que as investigações do episódio representam uma oportunidade de acabar com a impunidade.

"A operação trouxe o momento para acabar com a impunidade no país. Não vou engavetar nada, não vou pressionar para não investigar, quero todos os responsáveis punidos."

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário