Planalto pede que ministros entreguem cartas de demissão hoje

Publicado em 11/11/2014 11:03 e atualizado em 11/11/2014 14:00 726 exibições

Por Lauro Jardim

Radar on-line com Thiago Prado e Guilherme Amado

Durante toda a tarde de ontem, a Casa Civil entrou em contato com todos os ministérios para fazer um pedido especial: os ministros deviam entregar seus pedidos de demissão hoje para facilitar a nomeação do novo time de Dilma Rousseff. 

Em Veja: Marta Suplicy pede demissão do Ministério da Cultura

Por Gabriel Castro, na VEJA.com. 

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, pediu demissão nesta terça-feira. Ela entregou à Casa Civil da Presidência da República uma carta na qual informa sua decisão de deixar o cargo. Após a confirmação de que Guido Mantega não permanecerá na Fazenda no próximo ano, esta é a primeira troca confirmada na equipe ministerial.

Apesar de agradecer à presidente Dilma Rousseff pela oportunidade e de exaltar o próprio trabalho à frente da pasta, Marta menciona na carta as “inúmeras demandas e carências orçamentárias” do ministério. “Em meio a inúmeras demandas e carências orçamentárias do Ministério da Cultura, focamos nosso trabalho em valores que nos são preciosos”, disse.

No texto, a ministra demissionária também diz esperar que o governo resgate “a confiança e a credibilidade”. “Todos nós, brasileiros, desejamos, neste momento, que a senhora seja iluminada ao escolher sua nova equipe de trabalho, a começar por uma equipe econômica independente, experiente e comprovada, que resgate a confiança e credibilidade ao seu governo e que, acima de tudo, esteja comprometida com uma nova agenda de estabilidade e crescimento para o nosso país”, afirmou.

Distância – A forma como a demissão ocorre, sem um encontro presencial com Dilma, mostra como Marta nunca foi uma figura próxima à presidente. A senadora chegou ao ministério em setembro de 2012, no lugar de Ana de Hollanda. Na época, Dilma atendeu a um pedido do ex-presidente Lula, que buscava agradar Marta em troca do engajamento dela na campanha do então candidato a prefeito Fernando Haddad (PT). Além disso, com a ida da petista para o governo, o PR ganhou uma cadeira no Senado: o suplente dela é Antonio Carlos Rodrigues, que exerceu o mandato nesse período.

Marta volta ao Senado no momento em que o também petista Eduardo Suplicy (SP) deixa a Casa. Ele perdeu o posto para José Serra (PSDB-SP) nas eleições deste ano. Como os tucanos também possuem a cadeira de Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), o PT ficaria sem um nome na bancada paulista da Casa.

 

No Notícias Agrícolas: Em missão oficial, Geller deve se posicionar sobre pedido coletivo de demissão só na semana que vem.

 

O Ministro da Agricultura ,Pecuária e Abastecimento, Nery Geller  está em missão oficial na China e de acordo com a assessoria de imprensa do MAPA só deve se posicionar sobre o pedido coletivo de demissão feito pela presidente Dilma Rousseff na próxima terça-feira (18). De acordo ainda com a assessoria, o Ministério da Agricultura  não recebeu nenhum comunicado oficial da Presidência da República até o momento.

Fonte:
Veja.com

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário