Operação Lava Jato: PF interroga hoje Fernando Baiano, o lobista do PMDB

Publicado em 21/11/2014 08:54 e atualizado em 23/11/2014 04:03

A Polícia Federal interroga nesta sexta-feira o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, apontado como o principal operador do PMDB no esquema de corrupção da Petrobras. Alvo de mandado de prisão temporária, Baiano ficou foragido de sexta a terça-feira, quando se entregou à polícia, por orientação do advogado Mário de Oliveira Filho. Políticos tremem em Brasília com a possibilidade de ele fornecer detalhes aos policiais sobre negociatas na estatal.

De acordo com os depoimentos prestados em acordos de delação premiada pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e pelo doleiro Alberto Youssef, Baiano era o intermediário do PMDB – e colocava em prática negociatas com a diretoria Internacional da estatal. O lobista tinha proximidade com Nestor Cerveró, ex-diretor da área.

A ligação de Baiano com Cerveró ficou clara em depoimentos do lobista Júlio Camargo, que atuava pela Toyo Setal. Camargo também fechou acordo de delação premiada com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal. O delator disse que pagou 15 milhões de reais a Baiano, exigidos para que um fornecedor fechasse contrato de venda de duas sondas para a diretoria Internacional da Petrobras, à época comandada por Cerveró.

Leia a notícia na íntegra no site da Veja.

Fonte: Veja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes