Bovespa sobe 5% e tem melhor semana em mais de 5 anos por equipe econômica e China

Publicado em 21/11/2014 16:44

SÃO PAULO (Reuters) - A Bovespa fechou com a maior alta em mais de três meses nesta sexta-feira, garantindo o melhor desempenho semanal em mais de cinco anos, com o principal índice acelerando os ganhos após a mídia noticiar que o ex-secretário do Tesouro Nacional Joaquim Levy será o novo ministro da Fazenda e que Nelson Barbosa irá para a pasta do Planejamento.

O pregão paulista já vinha embalado desde a abertura pela expectativa do anúncio da equipe econômica, que segundo o Palácio do Planalto não será nesta sexta-feira, e pela repercussão favorável do surpreendente corte de juros na China.

O Ibovespa subiu 5,02 por cento, a 56.084 pontos, maior patamar de fechamento desde 15 de outubro. O avanço foi puxado principalmente pelas ações de bancos, da Petrobras e da Vale.

Na volta do feriado de quinta-feira em várias cidades brasileiras, incluindo a capital paulista, o volume financeiro do pregão atingiu 12,4 bilhões de reais, quase o dobro da média mensal, de 6,4 bilhões de reais até o dia 19.

Na semana, o principal índice do mercado acionário brasileiro subiu 8,35 por cento, melhor desempenho semanal desde o início de maio de 2009. Com o desempenho da sessão, o Ibovespa também passou a contabilizar alta de 2,7 por cento em novembro, depois de acumular queda de 6 por cento no pior momento do mês. No ano, o índice acumula alta de 8,9 por cento.

(Por Paula Arend Laier)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Proposta aprovada moderniza regras para circulação de máquinas agrícolas no país
Comissão de Agricultura do Senado encerra 2025 com avanços e 28 propostas aprovadas
Por 48 votos a 25, projeto da dosimetria de penas segue para sanção
Trump diz que próximo chair do Fed acreditará em juros bem mais baixos
Ações da China permanecem estáveis com setor de tecnologia em queda
França não está pronta para assinar acordo com o Mercosul, reafirma Macron