Inflação no atacado acelera e IGP-DI sobe 1,14% em novembro puxados por boi, soja e milho

Publicado em 05/12/2014 07:42

LOGO REUTERS

Por Camila Moreira

SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) acelerou a alta a 1,14 por cento em novembro, após avanço de 0,59 por cento no mês anterior, com destaque para os preços de bovinos, soja e milho no atacado.

A expectativa em pesquisa da Reuters era de que o IGP-DI subisse 1,04 por cento em novembro segundo a mediana de 16 projeções, que variaram de avanço de 0,84 a 1,17 por cento.

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou nesta sexta-feira que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI) subiu 1,44 por cento em novembro, contra alta de 0,73 por cento em outubro. O índice responde por 60 por cento do IGP-DI.

As maiores influências no IPA foram os preços dos bovinos, que aceleraram a alta para 6,35 por cento no mês passado, sobre 2,83 por cento e da soja em grão, que subiram 5,81 por cento, ante 0,40 por cento.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI) também acelerou a alta, a 0,65 por cento, após avanço de 0,43 por cento no mês anterior. O índice mede a evolução dos preços às famílias com renda entre um e 33 salários mínimos mensais e corresponde a 30 por cento do IGP-DI.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI), por sua vez, subiu 0,44 por cento no mês passado após alta de 0,17 por cento anteriormente. O índice representa 10 por cento do IGP-DI.

O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais. Também é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário