Dúvida sobre programa cambial do BC continua após Tombini e dólar cai a R$2,59

Publicado em 09/12/2014 16:34

LOGO REUTERS

Por Bruno Federowski

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em queda nesta terça-feira e voltou abaixo de 2,60 reais, com investidores ainda mostrando dúvidas sobre o futuro do programa de intervenções diárias do Banco Central no câmbio, após o presidente do BC, Alexandre Tombini, afirmar que a atuação tem atingido "plenamente" seus objetivos.

Mesmo após as declarações de Tombini, analistas afirmaram que o mercado continuou dividido sobre a possível extensão das vendas diárias de swaps cambiais, marcadas para durar até pelo menos o fim deste ano, no ano que vem.

A moeda norte-americana caiu 0,51 por cento, a 2,5981 reais na venda. Segundo dados da BM&F, o giro financeiro ficou em torno de 1,1 bilhão de dólares.

Na máxima do dia, o dólar chegou a subir a 2,6140 reais, após terminar a sessão da véspera no patamar de 2,61 reais pela primeira vez em quase 10 anos, o que abriu espaço para ajustes e operações de entrada de divisas. Na mínima desta terça-feira, atingiu 2,5852 reais, queda de mais de 1 por cento.

"A expectativa do mercado (sobre o programa do BC) ainda está dividida. Existe uma torcida, existe um achismo", disse o especialista em câmbio da corretora Icap, Italo Abucater.

Em audiência na Comissão Mista do Orçamento, Tombini disse que o programa de hedge cambial --que atualmente oferta diariamente até 4 mil swaps cambiais, equivalentes a venda futura de dólares-- tem atingido "plenamente seus objetivos" e que não tem a intenção de reverter as posições de swaps. Ele afirmou ainda que os estoques de swaps devem ser renovados no futuro, observadas as condições de demanda.

Questionado sobre o tema após a audiência, Tombini disse que o BC tem duas semanas para monitorar o mercado de câmbio e decidir sobre o futuro do programa.

Se de fato as rações diárias forem reduzidas ou eliminadas no ano que vem, a oferta de liquidez do mercado de câmbio brasileiro diminuiria justamente no ano em que se espera que o Federal Reserve, banco central norte-americano, comece a elevar as taxas de juros.

Nesta manhã, o BC vendeu a oferta total de até 4 mil swaps cambiais em suas atuações diárias, sendo 3,25 mil com vencimento em 1º de junho de 2015 e 750 para 1º de setembro de 2015, com volume financeiro equivalente a 198,3 milhões de dólares.

O BC também vendeu a oferta integral de até 10 mil swaps para rolagem dos contratos que vencem em 2 de janeiro, equivalentes a 9,827 bilhões de dólares. Ao todo, a autoridade monetária já rolou cerca de 35 por cento do lote total.

Operadores afirmaram ainda que o fato de o dólar também ter ido a 2,61 reais na véspera ajudava no movimento de queda agora, mas ressaltaram que surpresas sobre o programa do BC ou a política monetária norte-americana possam impulsionar a divisa novamente.

"Aparentemente, pode estar havendo alguma resistência (com 2,60 reais), mas não é definitiva", afirmou mais cedo o superintendente de câmbio da corretora TOV, Reginaldo Siaca.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário