Minério de ferro se aproxima de mínima de 5 anos; Citi vê mais "dor"

Publicado em 10/12/2014 13:29

LOGO REUTERS (16408)

Por Manolo Serapio Jr

CINGAPURA (Reuters) - O preço do minério de ferro negociado na China recuou mais um pouco nesta quarta-feira, aproximando-se do nível mais baixo em mais de cinco anos, refletindo a pressão de um excesso de oferta e demanda por aço mais lenta, com o Citigroup prevendo mais fraqueza no início do próximo ano.

A produção de aço e minério de ferro da China está se recuperando depois de restrições antipoluição impostas antes da cúpula global em Pequim, no início do mês passado, disse o Citigroup.

"No entanto, mais dor é esperada em janeiro, fevereiro e além. A demanda por aço da China deverá mais uma vez se enfraquecer e o reabastecimento anual de aço deve ser menor do que o normal", disse o analista do Citigroup Ivan Szpakowski em nota a clientes.

O índice de referência do minério de ferro com 62 por cento de ferro para a entrega imediata no porto de Tianjin caiu mais meio dólar nesta quarta-feira, para 68,90 dólares por tonelada, segundo Steel Index.

O preço da commodity já recuou mais de 48 por cento este ano, atingindo 68 dólares em 26 de novembro, o menor patamar desde junho de 2009.

No mês passado, o Citigroup disse que esperava que o minério de ferro recuasse para menos de 60 dólares em 2015, devido ao crescimento da oferta e da fraqueza na demanda.

A demanda por aço da China deverá desacelerar no início do próximo ano, devido às condições de crédito apertadas e por exportações mais fracas de manufaturados, acrescentou o analista do Citi.

"Nós também não antecipamos um forte estímulo do governo, acreditando que as ações recentes foram medidas de estabilização moderadas."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário