Inflação segue elevada, mas entrará "em longo período de declínio" em 2015, diz BC

Publicado em 11/12/2014 10:49 e atualizado em 13/12/2014 06:31

LOGO REUTERS

Por Patrícia Duarte

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Central vê a inflação brasileira subindo no curto prazo e seguindo em alta em 2015, sob a pressão do câmbio e dos preços administrados, mas ainda no próximo ano ela inicia um "longo período de declínio", indicando que o atual ciclo de aperto monetário pode não ser tão forte quanto os vistos no passado.

Por meio da ata do Comitê de Política Monetária (Copom), o BC justificou a decisão da semana passada de acelerar "neste momento" a alta da Selic a 0,5 ponto percentual, para 11,75 por cento ao ano, argumentando que o balanço de riscos para a inflação está "menos favorável".

Mas repetiu que os efeitos cumulativos e defasados da política monetária sustentam a visão de que o "esforço adicional" deve ser feito com "parcimônia". Na semana passada, boa parte dos especialistas havia entendido que o BC deixara em aberto a possibilidade de voltar a desacelerar em breve o aperto.

Isso porque, na avaliação deles, o BC está à espera de sinais concretos de como será a política fiscal da nova equipe econômica, formada por Tombini e os ministros indicados Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento).

O novo ciclo de aperto começou em outubro passado, quando o BC elevou a Selic em 0,25 ponto percentual.

"Está em aberto o próximo aumento (da Selic, em janeiro), mas parece que o tamanho do ajuste total não vai ser muito forte", afirmou o economista-chefe do banco ABC Brasil, Luís Otávio Leal, para quem o BC elevará a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual no próximo encontro do Copom e, em seguida, fará outra de 0,25 ponto, levando a Selic a 12,50 por cento no final do ciclo de aperto.

No mercado futuro de juros, segundo dados da Reuters, as apostas majoritárias são de que a Selic será elevada em 0,5 ponto no próximo mês.

As colocações na ata repetem parte do discurso feito por Tombini na terça-feira em audiência pública no Congresso Nacional, quando já havia dito que a inflação continuaria pressionada nos próximos meses, mas que o BC trabalha para colocá-la em trajetória de convergência para o centro da meta até final de 2016.

Pela ata, o Copom também defendeu que a política fiscal tende a ir para a "zona de neutralidade" em termos inflacionário, mas não descarta que possa ir para "a zona de contenção fiscal".

Tombini já havia dito que a meta de superávit primário de 2015, recentemente anunciada, é neutra ou "ligeiramente contracionista". "Quanto mais apertada a política fiscal, tanto melhor para a autoridade monetária", afirmou ele nesta semana.

A futura equipe econômica informou que a nova meta ajustada para o superávit primário de 2015 é equivalente a 1,2 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) e levou em consideração projeções feitas pelo mercado para a economia.

Pela ata, o BC também deixou claro que conta com a política fiscal mais apertada, incluindo menos repasses a bancos públicos para não afetar o endividamento do país, já sinalizada pela nova equipe econômica.

"(São) oportunas iniciativas no sentido de moderar concessões de subsídios por intermédio de operações de crédito; além disso, atribui elevada probabilidade a que ações nesse sentido sejam implementadas no horizonte relevante para a política monetária", traz a ata.

INFLAÇÃO

O BC não piorou suas projeções de inflação pela ata do Copom, mas ainda continuaram elevadas. Sem citar números, pelo cenário de referência, informou que a conta sobre a inflação reduziu em 2014 e manteve-se "relativamente estável" em 2015, mas se encontram acima do centro da meta --de 4,5 por cento, com margem de dois pontos percentuais para mais ou menos.

E repetiu que, nos três primeiros trimestres de 2016, "apesar de indicarem que a inflação entra em trajetória de convergência", as projeções também estão acima da meta.

O IPCA acumulou alta de 6,56 por cento em 12 meses até novembro, acima do teto da meta oficial.

O BC voltou a repetir que os preços relativos --câmbio e preços administrados-- continuam pressionando a inflação. A autoridade monetária manteve a estimativa de alta de 5,3 e 6 por cento dos preços administrados em 2014 e 2015, respectivamente, mas elevou a conta de 2016 a 5,2 por cento, frente aos 4,9 por cento anteriores.

Para a economista da consultoria Tendências Alessandra Ribeiro, pela ata o BC sinalizou que não vê necessidade de a Selic ficar tão alta e, por isso, acredita que já em janeiro, a intensidade da alta da taxa vai ser reduzida, a 0,25 ponto percentual, encerrando o atual ciclo de aperto.

Uma alta mais forte do dólar sobre o real poderia mudar o cenário de "parcimônia" do BC, avaliam os especialistas, pressionando a inflação ainda mais.

Só entre setembro e novembro, o moeda norte-americana mostrou valorização de quase 15 por cento sobre o real e, no ano, acumulava alta de quase 11 por cento até quarta-feira.

Sobre atividade, o Copom repetiu que o crescimento neste ano será menor do que em 2013, mas tende a entrar em trajetória de recuperação no segundo semestre do próximo ano.

(Com reportagem adicional de Alonso Soto, em Brasília)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário