Justiça aceita denúncias contra executivos da OAS acusados de irregularidades na Petrobras

Publicado em 15/12/2014 17:36

Por Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Justiça Federal do Paraná acatou novas denúncias apresentadas pelo Ministério Público Federal (MPF), no caso que investiga suposto esquema de corrupção na Petrobras <PETR4.SA>, contra nove suspeitos, incluindo o presidente da Construtora OAS, José Aldemário Pinheiro Filho.

O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso neste ano pela Polícia Federal, e o doleiro Alberto Youssef também são réus nesta ação.

Na quinta-feira, executivos de seis das maiores empreiteiras do Brasil foram denunciados à Justiça por participar do suposto esquema, com o MPF pedindo que as empresas façam o ressarcimento de 1,186 bilhão de reais. [nL1N0TV233]

Os denunciados enfrentam uma ampla gama de acusações decorrentes da operação Lava Jato, da Polícia Federal, por crimes de corrupção, formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro, em um caso histórico que atingiu uma das maiores empresas da América Latina.

As denúncias apresentadas pelo MPF envolveram ao todo 36 pessoas, 23 delas vinculadas a OAS, Camargo Corrêa, UTC Engenharia, Galvão Engenharia, Mendes Júnior, além da Engevix.

Devido à complexidade das denúncias, a Justiça está acatando aos poucos as sugestões do MPF. Nesta segunda-feira, a ação penal tem como objetivo uma fração desses crimes, "especialmente aqueles praticados por empregados e dirigentes de empreiteiras e empresas do Grupo OAS", segundo o parecer da Justiça.

"Relata a denúncia que a OAS teria logrado sair-se vencedora, em consórcio com outras empreiteiras, em obras contratadas pela Petrobrás referentes à Refinaria Getúlio Vargas (Repar) e à Refinaria do Norteste (Rnest)", disse a Justiça em sua decisão.

"Em decorrência do esquema criminoso, os dirigentes da OAS teriam destinado pelo menos cerca de 1 por cento sobre o valor dos contratos e aditivos à Diretoria de Abastecimento da Petrobrás, destes valores sendo destinado parte exclusivamente a Paulo Roberto Costa."

Na última sexta-feira, a Justiça acatou as primeiras denúncias apresentadas pelo MPF no caso que investiga suposto esquema de corrupção na Petrobras, apontando os primeiros nove réus no processo, dentre eles também estavam Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef. [nL1N0TW1YX]

Na ocasião, a Justiça focou também em uma fração de denúncias, especialmente em crimes supostamente praticados por empregados e dirigentes da empreiteira Engevix Engenharia.

Na primeira etapa dos trabalhos do MPF, Costa, que fechou um acordo de delação premiada, foi o único ligado à estatal citado. No entanto, o MPF assegurou que novas acusações viriam.

Na noite de domingo, o MPF denunciou o ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró, além de Fernando Antônio Falcão Soares, conhecido como Fernando Baiano, acusado de ser operador do esquema, o doleiro Alberto Youssef e Júlio Gerin de Almeida Camargo, da empresa Toyo Setal. [nL1N0TZ12V]

Eles foram denunciados por prática de corrupção contra o sistema financeiro nacional e de lavagem de capitais, crimes que teriam ocorrido entre 2006 e 2012.

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário