Atividade industrial da China encolhe em dezembro pela 1ª vez em 7 meses, mostra PMI

Publicado em 16/12/2014 06:46

LOGO REUTERS

PEQUIM (Reuters) - A atividade do setor industrial da China contraiu em dezembro pela primeira vez em sete meses, o mais recente em uma série de indicadores econômicos fracos que irão intensificar os pedidos de mais medidas de estímulo.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) preliminar do HSBC/Markit para a indústria caiu para 49,5 em dezembro contra 50,0 em novembro e abaixo da expectativa de analistas de 50,0.

O subíndice de novas encomendas caiu para 49,6, primeira contração desde abril. Leitura abaixo de 50 indica contração.

"A desaceleração da indústria continua em dezembro e indica final fraco de 2014", disse o economista-chefe do HSBC para China, Hongbin Qu.

"A alta das pressões desinflacionárias, que fudamentalmente reflete demanda fraca, justifica mais afrouxamento monetário nos próximos meses."

Entretanto, enquanto economistas continuam a pedir mais afrouxamento, outros questionam se mais uma rodada de crédito fácil é o que a China precisa, dado que o país ainda luta para sair de uma montanha de inadimplência e excesso de capacidade industrial geradas pela última rodada de afrouxamento em 2009.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário