Dilma diz que país esgotou 'todos os recursos para combater a crise'

Publicado em 12/03/2015 15:22

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira que o Brasil passa por dificuldades conjunturais, mas tem "base sólida". Ela admitiu que as políticas de estímulo à economia para enfrentar a crise internacional sacrificaram as contas públicas e que o país não tem mais recursos para combater a desaceleração. Por isso, afirmou, o ajuste fiscal é importante.

— O Brasil hoje é um país que tem condições de crescer, de gerar emprego e renda. Passamos por uma conjuntura, a conjuntura é o momento, nós esgotamos todos os nossos recursos de combater a crise que começou lá em 2009 — disse Dilma, que veio ao Rio participar da solenidade para inaugurar a primeira etapa das obras de expansão do Porto.

Segundo ela, as medidas para amenizar os efeitos da crise não permitiram que o país vivesse "um elevadíssimo desemprego" e "uma redução violenta da taxa de crescimento", como sofreram várias nações no pós-crise. Os instrumentos foram, em suas palavras, "uma política de crédito bastante subsidiada, como também uma política de desonerações fiscais".

Leia a notícia na íntegra no site do jornal O Globo

No G1: Alunos do Fies relatam dificuldades em renovar contrato com faculdades

 

Estudantes de faculdades particulares de Salvador inscritos no Programa de Financiamento Estudantil (Fies) temem precisar atrasar ou trancar os cursos. Eles alegam enfrentar problemas para renovar os contratos. O prazo termina no dia 30 de abril. 

O G1 conversou com alguns estudantes e, entre as queixas mais relatadas, estão a redução no número de disciplinas ofertadas e a dificuldade em acessar o sistema do Fies na internet. Alguns continuam frequentando as aulas nas faculdades, mas sem saber se conseguirão renovar os contratos com o programa.

Aluno do terceiro semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Salvador (Unifacs), Lucas Oliveira afirma que chegou a se matricular e formar grade curricular com seis disciplinas, mas foi orientado a fazer redução para duas matérias, o que considera pouco.

Leia a notícia na íntegra no site do G1

No blog de por Felipe Moura Brasil, na Veja:

Dilma contra os pobres: governo obriga universidades a cortar porteiros, faxineiros, vigilantes e motoristas

Quem ainda acredita que o PT faz bem aos pobres?

Só mesmo os 7% dos brasileiros que aprovam o governo de Dilma Rousseff.

A presidente que passou a campanha eleitoral acusando a oposição de sucatear as universidades agora obriga as federais a cortar porteiros, faxineiros, vigilantes e motoristas, em decorrência da redução em um terço do repasse de verba feito pelo Ministério da Educação.

As restrições e incertezas em relação ao orçamento do MEC para este ano já geraram cortes em seis das dez maiores universidades federais do Brasil, segundo levantamento feito pelo Globo, especialmente em serviços terceirizados.

Leia o artigo na íntegra no site da Veja.

No blog Impávido Colosso, da Veja:

Brasil já faz parte do seleto grupo dos 25 países com mais inflação no mundo

pós avançar 1,22% em fevereiro e 1,24% em janeiro, a inflação no período de 12 meses no Brasil passou a ser de 7,7%. Nível mais alto desde maio de 2005 (8,05%) e muito acima do teto da meta do governo, de 4,5%. Com isso, o Brasil passa a figurar na lista dos 25 países com maios inflação no mundo – mais precisamente, em 23° lugar. Lideram a lista Venezuela (68,5%), Coreia do Norte (55%) e Ucrânia (34,5%). Um consolo: a inflação da Argentina ainda é mais alta que a do Brasil (16%).

E você, acha que o Brasil tem fôlego para chegar ao top 10?

Fonte: Trading Economics (foram usados os índices mais recentes divulgados por cada país)

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
O Globo + Veja +G1

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário