Oposição protocolará representação na Procuradoria Geral da República contra Dilma por pedaladas fiscais

Publicado em 21/05/2015 12:08
Líder Ronaldo Caiado afirmou que decisão mostra unidade da oposição e estratégia para atingir objetivos alinhados as expectativas do povo

Líderes da oposição vão apresentar na próxima semana uma representação na Procuradoria-geral da República por prática de crime comum cometida pela presidente Dilma Rousseff. O líder do Democratas no Senado, Ronaldo Caiado (GO),

afirmou que a decisão mostra a unidade dos partidos de oposição e a capacidade para conduzir o processo político de forma a atender as expectativas do povo brasileiro.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (21/5) após reunião com líderes oposicionistas. A ação terá como base o crime das "pedaladas fiscais", atestado em relatório do Tribunal de Contas da União (TCU).

"A oposição atestou sua unidade na reunião feita na manhã de hoje. Definimos a estratégia de ação para atingirmos nossos objetivos. Está muito claro o crime cometido pela presidente que se utilizou em momento de sua campanha do Banco do Brasil, Caixa Econômica e BNDES, conforme já atestou o TCU", avaliou Caiado.

"Peço a confiança do povo e que nos entregue a responsabilidade de pilotar o processo político no Congresso Nacional. Em contrapartida, aplaudimos a iniciativa de todos os movimentos populares. Mas unifiquem suas ações. Estaremos recepcionando todos vocês no auditório Petrônio Portela, no Senado, no próximo dia 27", disse.

Pedaladas
Mês passado, o TCU classificou como crime os atrasos sistemáticos de repasses do governo federal a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e BNDES, que precisaram arcar com programas da União. A operação foi caracterizada como empréstimo de instituições controladas pelo Executivo para o próprio governo o que é proibido por lei. Os atrasos somaram R$ 40 bilhões. A partir do relatório, o TCU vai ouvir 17 autoridades do governo, entre elas, o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

Fonte: AI Senador Ronaldo Caiado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética