Na Folha: Países emergentes sofrerão menos por causa do Fed e mais por erros próprios

Publicado em 15/07/2015 08:11

A perspectiva de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) comece a elevar seus juros ainda neste ano eleva o medo de uma retomada da volatilidade nos mercados de câmbio, títulos e ações das economias emergentes.

Mas, ainda que se espere turbulência, o risco de crises é mais limitado. Enquanto o choque de 2013 apanhou os mercados de surpresa, a intenção do Fed vem sendo expressa há muitos meses.

Além disso, a alta deve vir mais tarde e mais devagar do que em ciclos anteriores, respondendo gradualmente aos sinais de crescimento econômico norte­americano –que, por sua vez, beneficiará os mercados emergentes que exportam bens e serviços.

Em comparação com 2013, os bancos centrais dos emergentes já elevaram suas taxas de juros. Políticas fiscais e de crédito passaram por apertos, reduzindo grandes deficits fiscais e em conta corrente.

Acima de tudo, a maioria dos emergentes opera com regimes flexíveis de câmbio, o que os deixa menos vulneráveis ao destrutivo colapso de âncoras cambiais, e tem amplas reservas para protegê­los contra corridas aos bancos, aos títulos de seus governos ou aos mercados de câmbio.

A proporção menor de dívidas em dólares é menor, e os sistemas financeiros desses países estão em geral com mais capital e liquidez.

Com algumas poucas exceções, a maioria não enfrenta problemas de solvência; ainda que a dívida pública e privada venha crescendo rapidamente nos últimos anos, ela o fez partindo de patamares relativamente baixos. De fato, os sérios problemas financeiros de muitos desses emergentes – especialmente produtores de petróleo e commodities expostos à desaceleração na China– não estão relacionados ao que o Fed venha a fazer. 

OUTRAS CAUSAS

O Brasil terá recessão e alta inflação este ano, mas os problemas brasileiros em geral são autoinfligidos –resultado de políticas monetária, fiscal e de crédito frouxas no primeiro mandato da presidente Dilma, todas as quais terão agora de ser apertadas.

A Rússia tampouco sofre o impacto da queda dos preços do petróleo e de sanções internacionais impostas depois de sua invasão à Ucrânia.

A Venezuela estava operando com fortes deficit fiscais e inflação alta quando os preços do petróleo estavam acima dos US$ 100 por barril; aos preços atuais, poderá ter de dar o calote em sua dívida pública, a menos que a China decida resgatá­la.

De forma semelhante, alguns dos desgastes econômicos e financeiros enfrentados por África do Sul, Argentina e Turquia são resultado de más políticas econômicas e de incertezas políticas internas, e não das ações do Fed.

IMPACTO DA CHINA

Em resumo, o Fed causará sérios problemas aos países com grandes necessidades de captação interna e externa e fragilidades macroeconômicas e de política econômica. 

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário