Na Veja: Delator, sobre propina para o PT: 'Aparecia o nome de todo mundo'

Publicado em 15/07/2015 17:48

O ex-gerente de Serviços da Petrobras Pedro Barusco afirmou, em depoimento ao juiz federal Sergio Moro, ter discutido com o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto o pagamento de propina para o partido pelo menos "uma dezena de vezes" a partir de 2010. De acordo com o ex-dirigente, que se tornou um dos principais delatores da Lava Jato, entre os destinatários da propina recolhida em nome do partido "aparecia o nome de todo mundo". Apesar de afirmar que não cabia a ele intermediar o repasse do dinheiro sujo aos políticos escolhidos pelo PT, Pedro Barusco disse que um dos petistas citados como destinatário dos recursos era o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.

"Na conversa, aparecia o nome de todo mundo. Eu não podia assim dizer que isso foi para fulano ou para outra pessoa. Se falava de uma forma geral. O nome dele [Dirceu] aparecia nas conversas. Se ele efetivamente recebeu, não era papel meu. Não me envolvia com esse negócio do partido", disse Barusco ao relatar, em detalhes, o esquema de pagamento de propina que sangrou os cofres da Petrobras. Sobre as conversas com Vaccari, resumiu: "Tinha uma agenda ligada aos contratos da companhia, os problemas, os recebimentos, as propinas, os andamentos, os novos projetos, novas licitações". Dirceu responde a um inquérito na Operação Lava Jato por suspeitas de lavagem de dinheiro. Nesta terça-feira, o executivo Julio Camargo já havia incriminado Dirceu ao afirmar que o petista recebeu 4 milhões de reais a pedido do ex-diretor da Petrobras Renato Duque.

Leia a notícia na íntegra no site da Veja.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Veja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    O esquema de roubo da Petrobrás era um esquema do PT. Todos os delatores dizem isso. Negócios entre o partido PT e o cartel das construtoras, realizados através de intermediários, funcionários da empresa, a maioria nomeada pelo próprio PT para os cargos dentro da Petrobrás, alguns com a função especifica de roubar para o partido.

    0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Rodrigo, será que a Operação Lava Jato, vai ser "lavada" pelo poder de dissuasão da classe dos "maus políticos"? As notícias que estão sendo veiculadas dão um verdadeiro nó em pessoas que não tenham acompanhado com interesse todo o processo. Será que vão conseguir "enterrar" as denúncias como a Operação "Boi Barrica"?

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Não sem destruir as instituições do País. Zavaski, que já mandou soltar Renato Duque, amigo de Lula, e que tem milhões em contas no exterior, esse ministro disse com todas as letras que a elaboração e condução do processo não deixam brechas para que os bandidos escapem, então a única saída seria passar por cima da lei e acabar com a legitimidade das mesmas, mas eles temem o povo. Dia 16 de agosto tem mais manifestação, e mais apoio ao Sérgio Moro. Só irá acontecer o pior se as autoridades não cumprirem com sua obrigação, pois em vez desses covardes do MST o que o governo vai ver é o povo na rua, invadindo seus gabinetes e jogando-os onde merecem... no lixo.

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Aqui a lava jato agindo: "A Lava Jato pretende chegar aos 5 milhões de dólares de propina a Eduardo Cunha rastreando as contas secretas de Fernando Baiano.

      O Estadão, hoje, reproduz alguns documentos que revelam o caminho do dinheiro.

      Julio Camargo, o lobista que denunciou Eduardo Cunha, pagou 30 milhões de dólares de propina por dois contratos de navios-sonda da Petrobras.

      Uma parte desse dinheiro foi depositada numa offshore de Fernando Baiano, a Three Lions Energy: Da offshore de Fernando Baiano, a propina seguiu para uma offshore de Nestor Cerveró, a Russel Advisors, aberta no Panamá: A Lava Jato acredita que a propina que Julio Camargo repassou a Eduardo Cunha, um pagamento por aqueles mesmos contratos de navios-sonda, usou exatamente o mesmo esquema.

      Por O Antagonista. O juiz Sérgio Moro aprendeu a seguir o dinheiro. O Sr. ainda tem alguma dúvida que Lula e Dilma podem acabar na cadeia?

      0