China investiga possíveis irregularidades na queda da bolsa

Publicado em 28/07/2015 11:41

A Comissão Reguladora do Bolsa de Valores da China (CRMV) anunciou nesta terça-feira (28) que está investigando "possíveis irregularidades" na queda da bolsa na véspera nos pregões do país, que viveu seu pior dia em mais de oito anos.

O anúncio foi feito pelo porta-voz do CRMV da bolsa, Zhang Xiaojun, em um breve comunicado publicado pela agência oficial "Xinhua", que faz referência a uma sessão em que o índice geral da Bolsa de Xangai perdeu 8,48%, a queda mais pronunciada desde 27 de fevereiro de 2007.

Também o referencial da Bolsa de Shenzhen, a segunda mais importante da China e dominada pelas empresas tecnológicas, caiu 7,59% na segunda-feira.

Na sessão desta terça, ambos começaram em baixa, mas com percentuais muito mais moderados: Xangai perdia 1,68% e Shenzhen 1,41%.

A CRMV, que também abriu uma investigação sobre a queda dos mercados chineses a partir de meados de junho, garantiu na última hora da segunda-feira que as instituições financeiras do Estado continuarão comprando ações para tentar estabilizar as bolsas.

Além disso, o Banco Popular da China, o banco central, disse nesta terça-feira que manterá a liquidez no mercado em um nível "razoável e apropriado" e que vê a segunda economia mundial com fundamentos sólidos.

Leia a notícia na íntegra no site G1.

Fonte: G1

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética