Dólar sobe e vai acima de R$3,45 por BC e preocupações políticas

Publicado em 03/08/2015 18:15

logo mini reuters noticias

Por Bruno Federowski

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar subiu quase 1 por cento nesta segunda-feira, chegando a 3,45 reais, após o Banco Central sinalizar que não vai aumentar suas intervenções no câmbio mesmo após a moeda norte-americana saltar às máximas em doze anos, e com temores diante da cena política após a prisão do ex-ministro José Dirceu na nova fase da operação Lava Jato, que aproxima-se cada vez mais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O dólar subiu 0,87 por cento, a 3,4545 reais na venda, renovando o maior patamar em 12 anos na terceira alta seguida, acumulando valorização de 3,76 por cento neste período. Na máxima da sessão, a divisa atingiu 3,4618 reais.

Só em julho, o dólar subiu pouco mais de 10 por cento sobre o real, acumulando valorização de quase 30 por cento no ano.

"A prisão (de Dirceu) pode reverberar no Planalto e aumenta ainda mais a sensação de incerteza aqui", disse o operador de uma corretora nacional, sob condição de anonimato.

Nesta sessão, o cenário político teve forte peso após a Polícia Federal prender Dirceu, apontado como um dos "líderes principais" que instituiu o esquema bilionário de corrupção na Petrobras ainda durante o período em que ocupava o cargo no Palácio do Planalto, levando a operação Lava Jato diretamente ao centro do governo do ex-presidente Lula.

Em meio a isso, operadores ressaltaram que o término do recesso parlamentar no Brasil deve alçar de volta ao centro das atenções os atritos entre o Legislativo e Executivo na aprovação de medidas que integram os esforços do governo para resgatar a credibilidade da política fiscal do país, motivando cautela nas mesas de operação.

A perspectiva para o curto prazo segue de dólar em alta, com o cenário político interno no centro das atenções. "As tensões políticas têm pesado muito e devem continuar assim", disse o especialista em câmbio da Icap Corretora, Italo Abucater, para quem o dólar pode subir a 3,80 reais no curto prazo.

"Não temos nada no horizonte para favorecer uma queda do dólar", disse.

Pesou ainda sobre o dólar o sinal do BC de que não pretende ampliar sua atuação no mercado. A autoridade monetária deu início nesta sessão à rolagem dos swaps cambiais, equivalentes a venda futura de dólares, que vencem em setembro, vendendo a oferta total de até 6 mil contratos. O volume correspondeu a 289,6 milhões de dólares, ou cerca de 3 por cento do lote para o mês que vem, que equivale a 10,027 bilhões de dólares.

Se mantiver esse ritmo e realizar leilões até o penúltimo pregão do mês, como tem feito, o BC rolará 60 por cento do lote total, fatia aproximadamente igual à rolagem dos contratos para agosto. Alguns operadores acreditavam que o BC poderia aumentar o ritmo da rolagem diante da escalada do dólar, que tende a pressionar a inflação ao encarecer importados.

"O BC deixou claro que não vale a pena brigar contra a alta do dólar", disse o superintendente de câmbio da corretora TOV, Reginaldo Siaca.

O mercado de câmbio brasileiro também tem sido pressionado pelo cenário externo, com apreensão sobre a desaceleração da economia chinesa diante do tombo das bolsas do país e pela perspectiva de alta de juros nos Estados Unidos, que podem atrair para a maior economia do mundo recursos aplicados no mercado local.

(Reportagem adicional de Flavia Bohone)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário