Solução para déficit hidrelétrico entra em debate até próxima semana, diz ministro

Publicado em 11/08/2015 13:05

logo mini reuters noticias

SÃO PAULO (Reuters) - A Agência Nacional de Energia Elétrica deverá abrir, entre o final desta semana e o começo da próxima, uma audiência publica de cerca de dez dias com a proposta alinhada entre governo e órgão regulador para solucionar o déficit de geração das hidrelétricas, disse nesta terça-feira o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga.

"A proposta está bem encaminhada. A Aneel deve realizar ainda mais uma reunião com o setor", disse Braga a jornalistas, ao deixar o Palácio do Planalto após o lançamento, pelo governo, de um plano de investimentos de 186 bilhões de reais para o setor elétrico entre 2015 e 2018.

Com a seca registrada nos últimos dois anos, todas as térmicas foram ligadas para garantir a oferta de energia, o que causou perdas às hidrelétricas, que passaram a gerar abaixo do estabelecido em contrato e tiveram que comprar energia mais cara no mercado de curto prazo.

Em meio a uma corrida dos investidores em hidrelétricas aos tribunais para obter liminares e se proteger dos débitos associados ao déficit de geração das usinas, a Aneel abriu uma audiência pública sobre o tema, que resultou em uma proposta de acordo, que tem sido apresentada em reuniões com as empresas.

É essa proposta que deverá agora ser apresentada ao mercado e entrar em um novo processo de audiência pública, desta vez de maneira mais célere.

(Por Leonardo Goy)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário