Lideranças políticas e rurais de três Estados retratam insegurança jurídica no campo durante evento em Guaíra

Publicado em 24/08/2015 08:48

A política expansionista apregoada pela Funai - Fundação Nacional do Índio traz como consequência a animosidade entre cidadãos brasileiros - índios e não índios. A afirmação foi feita pelo presidente do Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Maurício Saito, durante o 'Fórum sobre a titulação de terras indígenas e titulação de terras em faixa de fronteira', realizado neste sábado (22), no município de Guaíra, no Paraná.

 Com a presença de mais de duas mil pessoas, vindas do Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, lideranças rurais e políticas debateram os principais problemas ocasionados com os conflitos fundiários e destacaram a realidade vivenciada pelos produtores das regiões atingidas. "Cabe a nós decidirmos o que queremos para um futuro próximo: ver uma família indígena como  cidadãos ou como uma ameaça?", questionou Saito.

Maurício Saito destacou o cenário de insegurança jurídica de Mato Grosso do Sul. "O Estado tem atualmente 93 propriedades rurais invadidas, distribuídas em 28 municípios, que respondem por 25% do PIB e 22% de empregos gerados. Como podemos pensar que a mudança de posse pode resolver algo?".

O fórum foi promovido pela Câmara dos Deputados Federais, em proposição do deputado Federal, Sérgio Souza, que afirmou a necessidade de rápida solução para o problema. "Não estamos mais apenas no campo do discurso, estamos no campo da ação. Não podemos mais viver com essa insegurança no campo", ressaltou o parlamentar.

Em seu discurso, o presidente da Comissão de Assuntos Fundiários da CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Paulo Ricardo Dias, falou sobre o desenvolvimento do setor e a atual situação das comunidades indígenas. "Nosso índio vive mal. Precisamos discutir isso, mas não discutiremos o direito de propriedade".

Participaram também do evento realizado hoje os deputados federais, Dilceu Sperafico, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, Assis do Couto, Osmar Serraglio, o prefeito de Guaíra, Fabian Vendruscolo, o presidente da Aprosoja Brasil - Almir Dalpasquale, o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, o vice-presidente, Nilton Pickler e diretora secretária da Famasul, Terezinha Cândido, o gestor do Departamento Técnico da Famasul, Lucas Galvan, entre outras lideranças rurais e políticas, além de produtores rurais e representantes de 26 sindicatos  .rurais de Mato Grosso do Sul.

Após os discursos dos participantes, foram realizadas duas palestras sobre a situação fundiária no Paraná, proferida pelo deputado federal, Sérgio Souza, e a segunda sobre a PEC 215,  que entre outros pontos, traz para a Constituição o marco temporal de 1988, para efeito de demarcação de terra indígena, ministrada pelo deputado federal, Osmar Serraglio.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Famasul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Causa espanto que os deputados calem diante da ação da procuradoria geral do Sr. Janot em relação ás demarcações e da falta de ação para denunciar Dilma Roussf.

    0
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Quem está descendo o sarrafo nos produtores é o MPF, comandado pelo Sr. Rodrigo Janot. Será que o Srs. deputados, junto às lideranças não podem parar Rodrigo Janot e votar a PEC 215 e 71? Quem os impede? A prestação de serviços à Sra. Dilma Roussef, em nome da ideologia bolivariana?

    0
  • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

    Nada destas falas tem valor se o Direito à Propriedade e a Paz no Campo não forem respeitadas. Basta que os parlamentares votem a Pec 215 e a Pec 71 . Não podemos ficar aguardando mais uma véspera de Eleição para novamente nos prometerem mentiras..., enquanto issso o Produtor não sabe se amanhã poderá plantar. Ex. É o produtor de Guaira que foi preso por utilizar mão de obra de Paraguaios. Quem deveria ter fiscalizados estes que estão irregularmente no Brasil?? Quando o brasileiro vai ao Paraguai precisa fazer o permissio e no Brasil eles fazem o que querem e a Justiça pune o Produtor Rural??!!

    0