Governo prepara volta da CPMF para fechar as contas

Publicado em 27/08/2015 11:32
Equipe econômica calcula em R$ 60 bilhões o rombo das contas públicas em relação à meta fiscal de 2016

Descartada no início do ano, a proposta de volta da CPMF, também conhecida como “imposto do cheque”, ganha força no governo para fechar as contas em 2016. Segundo antecipou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, o envio de uma proposta de emenda constitucional ao Congresso Nacional faz parte do conjunto de medidas de aumento de tributos em discussão na elaboração da proposta do Orçamento da União do ano que vem.

Apesar do clima desfavorável no Congresso e na sociedade para um novo aumento da carga tributária, a avaliação é de que a volta do tributo - extinto em 2007, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva - é indispensável para tirar as contas públicas de um quadro deficitário em 2016, ano em que a economia brasileira continuará em ritmo lento, segundo todas as previsões.

Se as medidas de corte dos programas e despesas não tiveram grande alcance para garantir o cumprimento da meta de economia de R$ 43,834 bilhões de 2016, o equivalente a 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB), o governo terá de recorrer a uma dosagem maior de aumento da carga tributária.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Isto É Independente

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Carlos Massayuki Sekine Ubiratã - PR

    E agora José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu e a noite esfriou. E agora dona Dilma? Para a senhora que passou os últimos anos gastando como se não houvesse amanhã, tenho uma má notícia: o amanhã chegou... Como pagar a conta? A classe média pagadora das contas não suporta mais. A senhora que dê um jeito ou caia fora logo de uma vez, junto com a sua quadrilha, porque nós não estamos nem um pouco a fim de pagar a sua conta.

    0
  • Valdomiro Rodante Junior Porangatu - GO

    O povo não pode aceitar mais este imposto... não aguentamos mais... o governo gastou nosso dinheiro com obras bolivarianas para Cuba, Argentina, Venezuela, Bolivia, e agora nos manda a fatura?? chega!!!, não suportamos mais impostos. Por que não diminui o numero de assessores , os cargos comissionados, os gastos com cartões corporativos????

    0