Dólar cai 1,35% e fecha abaixo de R$3,60, de olho em Fed

Publicado em 27/08/2015 18:07

logo mini reuters noticias

Por Bruno Federowski e Flavia Bohone

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar caiu nesta quinta-feira e voltou a ser cotado abaixo de 3,60 reais, em meio a expectativas de que o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, vai postergar o aumento de juros devido às turbulências financeiras globais provocadas por preocupações com a economia chinesa.

A moeda norte-americana caiu 1,35 por cento, a 3,5528 reais na venda. Nas duas sessões anteriores, o dólar fechou a 3,60 reais, patamar mais alto em mais de 12 anos.

"É muito natural que o banco central dos Estados Unidos vá com calma. Os episódios dos últimos dias na China colocam todo mundo na retaguarda, inclusive os EUA", disse o superintendente da corretora Correparti, Ricardo Gomes da Silva.

A manutenção de juros baixos na maior economia do mundo sustentaria a atratividade de papéis de países como o Brasil. Essa expectativa ofuscou até mesmo o crescimento acima do esperado da economia norte-americana no segundo trimestre, divulgado nesta manhã, uma vez que operadores consideraram que o dado não reflete o impacto da volatilidade recente nos mercados globais.

"Declarações de autoridades diminuíram o foco (em uma alta dos juros nos EUA) em setembro", afirmaram analistas do Scotiabank em nota a clientes, referindo-se ao pronunciamento do presidente do Fed de Nova York, William Dudley, na quarta-feira, de que o início do aperto monetário no mês que vem passou a ser "menos convincente" do que há algumas semanas diante das turbulências nos mercados.

No Brasil, contribuiu para o alívio do câmbio o cenário interno um pouco mais positivo. Operadores citaram a concessão pelo Tribunal de Contas da União (TCU) de mais 15 dias para o governo federal explicar pontos adicionais sobre as contas de 2014 e declarações da agência Moody's que sugeririam que o Brasil não deve perder seu selo de bom pagador.

"A ausência de notícias ruins no Brasil já pode ser considerada uma coisa positiva", disse Silva, da Correparti.

A recente alta expressiva do dólar também favoreceu o recuo da moeda norte-americana nesta sessão. Segundo operadores, o movimento de alta do dólar não só abriu espaço para ajustes de carteira, como também levou investidores a especularem sobre possível aumento da intervenção do Banco Central.

A divisa dos EUA acumulava até a véspera alta de 5,16 por cento sobre o real no mês, , em um movimento que teve como pano de fundo a profunda queda das bolsas chinesas, que reverberou nos mercados em todo o mundo.

Nesta manhã, o BC vendeu a oferta total de até 11 mil contratos de swap cambial tradicional, que equivalem a venda futura de dólares, para a rolagem do lote que vence no próximo mês. Ao todo, o BC já rolou 9,154 bilhões de dólares, ou cerca de 91 por cento, do total de 10,027 bilhões de dólares.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário