FOLHA: Ministro da Justiça é vaiado e xingado na av. Paulista, em São Paulo

Publicado em 30/08/2015 16:57
VEJA:

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, foi cercado e xingado na avenida Paulista, na região central de São Paulo, na manhã deste domingo (30).

Ele fazia uma caminhada, hábito que mantém nos finais de semana. Cardozo estava com um amigo, o advogado Marco Aurélio de Carvalho, que estava com uma camisa vermelha e chegou a ser empurrado pelos manifestantes.

Os dois passaram perto do boneco inflável de Lula que está fazendo um "tour" pela cidade e é exibido na Paulista.

Cardozo, que estava sem seguranças, decidiu atravessar a rua para evitar a manifestação, Mas foi visto por um grupo de manifestantes que correram em direção a ele e passaram a protestar com gritos de "Fora, PT", "Fora, Dilma" e "Pega ladrão".

Alguns gritavam palavrões.

Ele então caminhou até a livraria Cultura, seu destino final. Lá, acabou conversando com outros manifestantes que acusavam o governo de ter fraudado as eleições e que criticavam a gestão da presidente Dilma Rousseff.

A segurança dele foi acionada.

Marcello Reis, do Revoltados Online, publicou em uma rede social um vídeo com Cardozo (veja abaixo).

O ministro debateu com algumas das pessoas presentes e acabou abraçado por alguns manifestantes.

Cardozo afirmou que as manifestações são positivas, embora ele discorde da pauta. "Democracia é divergência. Oque não pode é xingar, ofender pessoalmente, que foi o que alguns fizeram", disse.

Uma pessoa que estava na livraria saiu em defesa de Cardozo, mas cobrou o ministro. "Tem muita gente contra esse grupo [pró-impeachment], mas fica difícil defender um governo que corta direitos do povo", disse Gabriel, que se identificou como jornalista e não informou o sobrenome.

O ministro disse que "o governo está trabalhando para que não precise cortar direitos".

 

PIXULEKO

Os manifestantes estavam na Paulista para exibição do Pixuleko, boneco inflável do ex-presidente Lula vestido de presidiário, que reapareceu com esquema de segurança reforçado após ter sido atacado na sexta (28).

Cinco seguranças e um gradil foram contratados por cerca de R$ 2 mil e levados para isolar o boneco do público na avenida Paulista.

O Pixuleko foi inflado na altura da alameda Ministro Rocha de Azevedo, na frente do prédio onde funciona TCU (Tribunal de Contas da União) em São Paulo, para pressionar o tribunal a agilizar a análise de supostas irregularidades na conta do governo Dilma em 2014.

Líderes dos movimentos pró-impeachment também recolhiam assinaturas para um manifesto contra a corrupção.

 

'Lula inflado' reaparece em São Paulo, em frente ao TCU

Boneco de 15 metros do ex-presidente é montado na Avenida Paulista

 

Boneco do ex-presidente Lula em frente ao TCU na av Paulista nesta manha de domingo (30)
Boneco do ex-presidente Lula em frente ao TCU, na av Paulista, neste domingo(Dario Oliveira/Codigo19/Folhapress)

O boneco do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reapareceu nas ruas de São Paulo neste domingo. Conhecido como 'Lula inflado' ou 'Pixuleco', ele foi levado pelo Movimento Brasil Melhor à Avenida Paulista, em frente aos escritórios do Tribunal de Contas da União, que atualmente examina as contas da presidente Dilma Rousseff.

O boneco, que representa o ex-presidente em uniforme de presidiário, destacou-se nas manifestações de agosto, teve perfis criados no Twitter e no Facebook e virou meme na internet. Ele voltou a passearpor São Paulo na sexta-feira, quando foi atacado por arruaceiros.

Segundo o empresário Heduan Pinheiro, 34, líder do grupo Brasil Melhor, "Lula inflado" fará uma excursão por vários lugares da cidade, ainda não definidos pela organização, com o intuito de constranger os petistas. A ideia é transformar o boneco, que tem 15 metros de altura, em um mascote dos protestos pelo impeachment de Dilma Rousseff.

LEIA TAMBÉM:

'Lula inflado', hit dos protestos, passeia em São Paulo

#LulaNuncaMais x #LulaForever: a batalha em torno do ex-presidente no Twitter

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S. Paulo + VEJA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário