Bolsas dos EUA fecham em alta acima de 2% com rali após recuperação de ações na China

Publicado em 08/09/2015 19:12
Na Reuters

NOVA YORK (Reuters) - Os três principais índices de ações de Wall Street fecharam a terça-feira em alta acima de 2 por cento, se recuperando após fortes perdas na semana passada e com o desempenho acionário na China melhorando o humor nos mercados de renda variável no mundo.

O indicador Dow Jones subiu 2,42 por cento, a 16.492 pontos, enquanto o S&P 500 avançou 2,51 por cento, a 1.969 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq teve valorização de 2,73 por cento, a 4.811 pontos.

Os ganhos foram amplos e aconteceram após o fim de semana prolongado nos Estados Unidos, em razão de feriado na segunda-feira. Nove dos 10 índices setoriais principais do S&P tiveram ganho acima de 2 por cento.

A esperança de medidas adicionais de estímulo do governo chinês para a segunda maior economia do mundo aumentaram, após dados mostrarem nesta terça-feira que as importações caíram mais do que o esperado em agosto, no 10º mês consecutivo de baixa.

As ações na China avançaram com um rali no fim do pregão e ajudaram a motivar uma recuperação nas bolsas no mundo todo. No fim da segunda-feira, a China disse que removerá um imposto sobre dividendos para investidores que mantiverem as ações por mais de um ano, num esforço para estimular o investimento de longo prazo.

 

Economistas pioram estimativa de retração do PIB para o Brasil  

 

SÃO PAULO (Reuters) - Economistas de instituições financeiras pioraram pela oitava semana seguida as perspectivas para a contração do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, levando junto a projeção para 2016, ao mesmo tempo em que passaram a ver o dólar mais alto.

A pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta terça-feira mostrou que a projeção para a retração da economia em 2015 chegou agora a 2,44 por cento, contra queda de 2,26 por cento na semana anterior. Para 2016, a previsão de contração do PIB foi a 0,50 por cento, ante recuo de 0,40 por cento anteriormente.

A piora vem depois de dados confirmarem que a economia brasileira entrou em recessão técnica, com a queda de 1,9 por cento no segundo trimestre sobre os três meses anteriores. Na comparação anual, o PIB caiu 2,6 por cento.

A pesquisa Focus também apontou alta nas perspectivas para o dólar, agora projetado a 3,60 reais neste ano ante 3,50 reais e a 3,70 reais no final de 2016, ante 3,60 reais anteriormente.

Diante da deterioração da cena política e fiscal do Brasil, além de fatores externos, a moeda norte-americana já se valorizou 45 por cento este ano até a sessão de sexta-feira.

A sondagem mostrou um leve ajuste nas projeções para a inflação, mostrando que o IPCA agora deve fechar 2015 a 9,29 por cento, 0,01 ponto percentual a mais que na anterior, e 2016 a 5,58 por cento, 0,07 ponto percentual a mais do que na pesquisa divulgada na semana passada.

As expectativas para a taxa básica de juros Selic, por sua vez, não sofreram alterações, e o Focus continua apontando que a taxa ficará em 14,25 por cento no fim deste ano e a 12,00 por cento ao final de 2016.

Fitch diz que baixa performance do Brasil está se tornando estrutural

 

LONDRES (Reuters) - A agência de classificação de crédito Fitch afirmou nesta terça-feira que os ratings soberanos de México e Brasil vão divergir ainda mais e que focará na dinâmica da dívida e no crescimento quando avaliar o Brasil.

A Fitch classifica o Brasil com rating BBB, tendo alterado sua perspectiva para negativa em abril, enquanto o México é classificado como BBB+.

"A baixa performance do Brasil está se tornando estrutural", disse a diretora sênior de ratings soberanos da Fitch, Shelly Shetty, durante conferência em Londres.

"O foco de nossa atenção será sobre a dinâmica de crescimento e dívida... não há limiar mágico que estejamos olhando", disse ela, acrescentando que o Brasil era um país altamente endividado mesmo quando recebeu o grau de investimento.

Ela apontou como positivo o fato de a parcela da dívida em moeda estrangeira ser de menos de 10 por cento do total.

Na semana passada, após o governo enviar ao Congresso a proposta orçamentária para o ano que vem com déficit, a diretora disse que as mudanças feitas pelo governo no cenário fiscal colocam a tendência para a obtenção de superávits primários "muito abaixo" do cenário base usado pela agência em sua última revisão do rating do Brasil.

(Por Camila Moreira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário