EUA e mais 11 países fecham maior acordo comercial regional da história

Publicado em 05/10/2015 11:09
Aproximação entre países pode fazer com que o Brasil perca espaço na venda de frango e açúcar em mercados importantes

Após oito anos de negociações, Estados Unidos, Japão e mais 10 países fecharam em Atlanta, EUA, a Parceria Transpacífico, o maior acordo comercial regional da história.

A aproximação entre esses parceiros, formalizada nesta segunda­feira (5), pode fazer com que o Brasil tenha mais trabalho para conseguir espaço para alguns de seus produtos, como frango e açúcar, em mercados importantes (leia mais abaixo).

Discutido por cinco dias seguidos, o TPP, na sigla em inglês, abrange 40% da economia global. O texto final deve ser disponibilizado dentro de um mês. 

Leia a reportagem completa no site da Folha:

Negociações sobre livre comércio no Pacífico alcançam acordo histórico

logo mini reuters noticias

Por Krista Hughes e Kevin Krolicki

ATLANTA (Reuters) - Ministros do Comércio da região do Oceano Pacífico chegaram a um acordo sobre o mais profundo acordo de liberalização do comércio em uma geração, que irá cortar barreiras comerciais e definir padrões comuns a 12 países, disse uma autoridade familiarizada com as negociações nesta segunda-feira.

Líderes de uma dúzia de nações do Pacífico estão prestes a anunciar o pacto mais tarde nesta segunda-feira. O acordo pode remodelar setor e influenciar tudo desde o preço do queijo ao custo de tratamentos de câncer.

A Parceria Transpacífico (TPP, na sigla em inglês) pode afetar 40 por cento da economia global e pode se estabelecer como uma conquista e legado para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se ratificado pelo congresso norte-americano.

Parlamentares nos outros países da TPP também têm que aprovar o acordo.

A rodada final de negociações em Atlanta, que começou na quarta-feira, tem se debruçado sobre a questão de quanto tempo de duração deve ser permitido para o período de monopólio de novos medicamentos de biotecnologia, até que os Estados Unidos e a Austrália negociem um acordo.

O acordo da TPP tem sido controverso porque as negociações secretas que tomaram forma nos últimos cinco anos é percebida como uma ameaça para uma série de grupos de interesse, das montadoras mexicanas aos fazendeiros canadenses.

(Reportagem adicional por Ana Isabel Martinez na Cidade do México)

Obama diz que acordo comercial do Pacífico vai "nivelar o campo de jogo"

logo mini reuters noticias

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que o acordo comercial Parceria Transpacífica, fechado nesta segunda-feira, vai "nivelar o campo de jogo" para trabalhadores e empresários norte-americanos.

Em um comunicado divulgado nesta segunda, Obama disse que norte-americanos terão meses para ler o acordo antes de se tornar lei.

O acordo, que Obama fez campanha em sua defesa neste ano, segue para o Congresso dos EUA para consideração.

(Reportagem de Julia Edwards e Susan Heavey)

 

Austrália eleva cota de exportação de açúcar para EUA sob Parceria Transpacífico

logo mini reuters noticias

ATLANTA (Reuters) - A Austrália receberá uma cota adicional de 65 mil toneladas anuais para exportar açúcar para os Estados Unidos sob o Acordo Transpacífico fechado nesta segunda-feira, disse uma autoridade australiana com conhecimento das negociações.

O volume soma-se às 87,4 mil toneladas já destinadas à Austrália sob o regime de tarifas vigente para o ano comercial que começou em 1º de outubro.

A Austrália poderá enviar 400 mil toneladas de açúcar para os Estados Unidos anualmente até 2019, no cenário mais otimista, disse a fonte.

Sob os termos do acordo, a Austrália também receberá 23 por cento da cota arbitrária, que é baseada na demanda norte-americana sob o regime de tarifas, disse a autoridade. O percentual compara-se aos atuais 8 por cento.

(Por Krista Hughes)

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário