Bovespa sobe 1,13% e tem maior série de alta desde 2014, com exterior e trégua local

Publicado em 05/10/2015 17:16

logo mini reuters noticias

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A Bovespa fechou com o seu principal índice em alta nesta segunda-feira pelo quinto pregão seguido, na maior sequência de ganhos desde agosto de 2014, beneficiada pelo quadro externo favorável e trégua no conturbado quadro político doméstico.

O Ibovespa subiu 1,2 por cento, a 47.598 pontos. O ganho acumulado nos últimos cinco pregões alcançou 8,28 por cento.

O giro financeiro do pregão totalizou 5,7 bilhões de reais.

"O aumento da possibilidade de o Federal Reserve não subir juros neste ano tem impulsionado os ativos de risco, como as bolsas no mundo por exemplo", disse o gestor Joaquim Kokudai, da JPP Capital.

"Ao mesmo tempo, no front local, a reforma ministerial, anunciada na sexta-feira, foi bem recebida pelo mercado, que viu uma diminuição nas tensões políticas que tem trazido muita volatilidade aos ativos brasileiros", acrescentou.

Em Wall Street, o índice S&P 500 subiu 1,83 por cento, pela quinta sessão pela primeira vez este ano, com a alta do petróleo impulsionando ações de energia e apostas de que o banco central norte-americano adiará a alta dos juros até 2016.

Ao mesmo tempo, o feriado na China esta semana corrobora o que alguns agentes classificaram como "rali de alívio" em commodities e mercados emergentes.

Em relação à reforma ministerial, a presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira, durante a posse dos ministros anunciados na última semana, que as mudanças buscam o equilíbrio nas contas e na coalizão do governo.

DESTAQUES

=PETROBRAS<PETR4.SA> fechou com as ordinárias em alta de 2,73 por cento e as preferenciais com ganho de 0,64 por cento, na esteira da alta dos preços do petróleo.

=ITAÚ UNIBANCO e BRADESCO avançaram 2,11 e 2,93 por cento, respectivamente, endossando a tendência positiva do Ibovespa, dada a relevante fatia que ambos têm no índice, beneficiando-se assim da melhora no apetite por risco.

=CSN saltou 8,2 por cento, guiando o avanço do setor siderúrgico no Ibovespa, com GERDAU subindo 5,3 por cento e USIMINAS ganhando 4,43 por cento.

=OI disparou 10,88 por cento. O papel segue na lista dos mais difíceis de encontrar para alugar, e por isso pode subir pressionado pela cobertura de posições vendidas.

=SMILES despencou 6,11 por cento, anulando boa parte da alta de 10 por cento de sexta-feira, enquanto permanecem as preocupações sobre potenciais efeitos na empresa das apreensões ligadas ao caixa da sua controladora, a GOL, em razão da debilidade da economia e da taxa de câmbio.

=BM&FBOVESPA caiu 1,95 por cento. Em relatório a clientes, o Goldman Sachs considerou os dados operacionais da bolsa em setembro, principalmente no segmento de ações, ainda preocupantes, apesar da recuperação no segmento de derivativos.

=ALPARGATAS, que não está no Ibovespa, disparou 8,88 por cento, após informar que sua acionista controladora Camargo Correa está analisando "oportunidades estratégicas" relacionadas ao seu investimento na companhia.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário