Atividade manufatureira da China volta a recuar em outubro, mas em ritmo mais lento

Publicado em 02/11/2015 11:40

logo mini reuters noticias

PEQUIM (Reuters) - Atividade manufatureira da China caiu pelo oitavo mês consecutivo em outubro, mas em ritmo mais lento, com as encomendas de exportação dando sinais de vida, mostrou uma pesquisa privada na segunda-feira, indicando a continuidade da desaceleração da segunda maior economia do mundo.

O índice de gerentes de compras (PMI) Caixin/Markit do setor manufatureiro da China subiu levemente para 48,3 em outubro, ante leitura de 47,2 em setembro. Leituras abaixo de 50 sinalizam contração.

A leitura mais elevada desde junho de 2015 deve alimentar esperanças de que o longo recuo da indústria pode ter atingido o fundo do poço. Mas como permaneceu bem abaixo da marca de 50, continua gerando dúvidas sobre se a economia da China pode se recuperar modestamente no quarto trimestre.

Levando em consideração os índices oficiais dos setores industriais e de serviços divulgados no domingo, as leituras reforçam o ponto de vista da maioria dos economistas de que as condições de negócios na China continuam a arrefecer de forma gradual, sem sinais de um pouso forçado que assustou recentemente os investidores globais.

Sugerindo alguma melhora suave na demanda global, a pesquisa Caixin mostrou expansão das novas encomendas de exportações pela primeira vez desde junho, ainda que marginalmente. O sub-índice subiu para 50,7 ante 44,6 em setembro.

"A ligeira retoma mostra enfraquecimento global da indústria manufatureira desacelerou, indicando que as medidas de estímulo anteriores começaram a ter efeito", disse o economista-chefe do Caixin Insight Group.

(Por Xiaoyi e Nick Heath)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário