China diz que crescimento anual não ficará abaixo de 6,5% nos próximos 5 anos

Publicado em 03/11/2015 06:08

logo mini reuters noticias

PEQUIM (Reuters) - A China pode manter crescimento econômico anual de cerca de 7 por cento ao longo dos próximos cinco anos mas há incertezas permanecem, incluindo o comércio global fraco e o alto nível de endividamento doméstico, disse o presidente, Xi Jingping, segundo a agência de notícias estatal Xinhua nesta terça-feira.

O crescimento anual não ficará abaixo de 6,5 por cento nos próximos cinco anos para o país alcançar a meta de dobrar o Produto Interno Bruto (PIB) e a renda per capita de 2010 até 2020, disse Xi mais cedo segundo a Xinhua.

"É possível para a economia da China manter o crescimento de cerca de 7 por cento no futuro, mas ela também enfrenta mais incertezas", disse Xi, afirmando que as principais instituições de pesquisa nacionais e estrangeiras acreditam que o potencial de crescimento do país pode ficar entre 6 e 7 por cento no período de 2016 a 2020.

O comércio global deve permanecer fraco e o crescimento do consumo e investimento da China pode desacelerar, e ainda podem haver riscos dos altos níveis de endividamento, disse Xi.

O desenvolvimento ao longo dos próximos cinco anos não deve focar apenas no ritmo do crescimento, mas também na qualidade e no volume, disse Xi, explicando uma proposta para o 13º plano quinquenal do país, um projeto de desenvolvimento econômico e social para o período de 2016 até 2020.

O primeiro-ministro, Li Keqiang, disse que a China precisa de crescimento anual de ao menos 6,53 por cento nos próximos cinco anos.

Os investidores estão aguardando o anúncio de uma meta de crescimento econômico para os próximos cinco anos. Um documento divulgado após reunião do Partido Comunista que discutiu o plano quinquenal afirmou que a China busca manter a economia crescimento a "uma taxa de média a alta".

As autoridades podem enfrentar mais desafios para decidir a meta de crescimento de longo prazo dadas as incertezas na economia global e sinais de fraqueza na demanda doméstica, disseram fontes envolvidas nas discussões.

O governo pode estar inclinado a um crescimento anual de entre 6,5 e 7 por cento para 2016 a 2020, dizem algumas fontes. A meta de crescimento precisa de aprovação do Parlamento quando este se reunir em março.

O crescimento chinês caiu para 6,9 por cento no terceiro trimestre, o mais fraco desde a crise financeira global, afetado em parte pelo enfraquecimento dos investimentos e levando o banco central a cortar as taxas de juros e de compulsório novamente.

 

China vai descartar gradualmente cotas de limite para investimentos internos e externos

PEQUIM (Reuters) - A China vai remover de forma gradual as cotas limites para investimentos internos e externos ao longo dos próximos cinco anos, disse o Partido Comunista nesta terça-feira.

A promessa de reforma veio em um comunicado divulgado quase uma semana após a reunião de definição do 13º plano quinquenal de políticas do Comitê Central do Partido Comunista.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário