OCDE vê maior recessão no Brasil em 2015 e 2016; crescimento virá com ajustes

Publicado em 04/11/2015 09:03

SÃO PAULO (Reuters) - A economia brasileira vai contrair mais de 3 por cento neste ano, sem perspectiva de recuperação em 2016, previu a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta quarta-feira, destacando a necessidade de o país implementar ajustes e recuperar a confiança dos agentes econômicos.

Segundo a OCDE, o Brasil vai registrar contração econômica de 3,1 por cento em 2015 e de 1,2 por cento em 2016, contra estimativas em setembro de queda de 2,8 e 0,7 por cento, respectivamente.

"Uma vez que os ajustes fiscais melhorarem e a inflação começar a voltar à meta, haverá claros benefícios ao crescimento já que a recuperação da confiança sustentará investimentos e consumo mais fortes, particularmente se aliada à implementação de reformas estruturais", destacou a OCDE em relatório sobre pesquisa econômica.

O Brasil passa por recessão econômica que pode ser a mais intensa desde os anos 1930, aprofundada pela intensa crise política e pela dificuldade de o governo em colocar as contas em ordem.

Durante 2017, segundo a OCDE, o crescimento da economia brasileira deve retornar "gradualmente" na direção do potencial de expansão, que tem sido afetado por gargalos no lado da oferta e baixo investimento no passado.

logo mini reuters noticias

A OCDE também projetou inflação no final de 2015 em 9,4 por cento, mas vê que ela cairá com força a 4,9 por cento no ano seguinte.

Pesquisa Focus do Banco Central junto a uma centena de economistas mostra que a expectativa é de contração do PIB de 3,05 por cento este ano e de 1,51 por cento em 2016, com a inflação medida pelo IPCA em respectivamente 9,91 e 6,29 por cento.

INDÚSTRIA

Para a OCDE, a retomada do crescimento passa diretamente pela melhora da confiança, que tende a ser ajudada pelo ajuste fiscal e política monetária em curso, mas o crescimento econômico terá que vir cada vez mais da produtividade, já que as mudanças demográficas tornarão o aumento da participação do trabalho cada vez mais difícil.

"Atualmente, um sistema tributário indireto fragmentado, infraestrutura insuficiente, pressões competitivas fracas e baixa integração no mercado internacional estão detendo a indústria do Brasil, que não se beneficia o suficiente das tendências globais", avaliou a OCDE.

A OCDE apontou que a posição fiscal do país se deteriorou e que os desafios fiscais de longo prazo surgem do rápido envelhecimento da população, bem como destacou que a inflação acima da banda de tolerância pode afetar a credibilidade do BC.

Também destaca que a confiança pode sofrer se a política monetária não garantir redução significativa da inflação e que as investigações de corrupção na Petrobras levantaram questões de governança e adiarão a recuperação dos investimentos.

Entre as recomendações da OCDE na área macroeconômica estão a implementação do ajuste fiscal em linha com objetivos de médio prazo, incluindo a estabilização da dívida bruta, elevar gradualmente a idade de aposentadoria e indexar as pensões aos preços ao consumidor em vez do salário mínimo.

(Por Camila Moreira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário