Planalto e PT esperam explicação de Lula sobre sítio em Atibaia

Publicado em 12/02/2016 14:34

O PT e o Palácio do Planalto aguardam uma resposta do ex-presidente Lula sobre o sítio usado por ele e por seus familiares em Atibaia, no interior paulista, para traçarem uma estratégia de defesa do petista. A Operação Lava Jato abriu inquérito para investigar se construtoras envolvidas no esquema de corrupção da Petrobras bancaram a reforma da propriedade rural.

O Conselho do Instituto Lula, formado por 36 integrantes, se reúne nesta sexta-feira, em São Paulo, com o objetivo de decidir o planejamento para 2016. A expectativa da reunião, marcada desde o ano passado, é que Lula finalmente fale sobre o assunto.

Leia a notícia na íntegra no site da Veja

Imagens do Google registram evolução da reforma no sítio de Lula

A evolução da reforma no sítio do ex-presidente Lula, em Atibaia, pode ser acompanhada numa série de imagens de satélite registradas a partir do programa Google Earth. Em 2010, o Sítio Santa Barbara era uma propriedade corroída pelo tempo, com uma sede carente de reformas, uma piscina com infiltrações que não segurava a água por muito tempo e dois lagos assoreados em que era impossível navegar com barco ou pedalinhos. Depois de ser vendida e repassada para o nome de sócios de um dos filhos do ex-presidente Lula, a propriedade, não é segredo, foi amplamente reformada por empreiteiras envolvidas no petrolão e mudou completamente de figura, como mostram as imagens já a partir de fevereiro de 2011. Os antigos donos do sítio tentaram reformar a propriedade antes da venda, mas desistiram porque não conseguiram autorização ambiental para a obra. Depois de repassar o imóvel aos "amigos" do ex-presidente Lula no cartório, porém, o sítio foi amplamente reformado, árvores foram derrubadas para abrigar o campo de futebol e todas as obras possíveis foram realizadas sem qualquer ação dos órgãos ambientais. O lugar ganhou uma nova casa só para abrigar quatro suítes, uma nova área de churrasqueira e piscina, pátios de pedras retiradas dos rios da região foram construídos, trilhas na mata foram abertas até o campo de futebol e um amplo espaço gourmet decorado com móveis rústicos surgiu. No lugar do antigo lago, um tanque navegável de peixes foi construído com píer e um rancho de apoio para a pescaria. Pedalinhos em forma de cisnes foram colocados. Da antiga sede, só a imagem de acrílico do Cristo Redentor foi mantida no jardim.

Veja a notícia na íntegra no site de Veja.

Dilma vai ao encontro de Lula em São Paulo

A presidente da República, Dilma Rousseff, viaja nesta sexta-feira a São Paulo, onde deve se encontrar com o ex-presidente Lula. A reunião não constava da agenda presidencial. Esta será a primeira vez que eles se reúnem desde que o Ministério Público de São Paulo e as operações Lava Jato e Zelotes puseram na mira das investigações imóveis frequentados por Lula, como o tríplex em Guarujá e o sítio em Atibaia, além da tramitação de medidas provisórias que beneficiaram montadoras. O apartamento e o sítio receberam reformas de empreiteiras investigadas na Lava Jato. Lula já depôs na Zelotes, como testemunha, mas é considerado investigado pelo delegado da Polícia Federal Marlon Cajado. Na semana que vem, ele deve depor como alvo de inquérito sobre o tríplex, por ordem do promotor Cassio Conserino, em São Paulo. Já em março Lula falará ao juiz Sergio Moro como testemunha do amigo e pecuarista José Carlos Bumlai, que está preso. Ainda não há previsão de horário para a viagem de Dilma. Desde o início do dia, o ex-presidente debate sua estratégia política e de defesa com auxiliares no Instituto Lula, no Ipiranga, Zona Sul da capital paulista. Dilma já recebeu pela manhã, em Brasília, o prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa, e o ministro da Saúde, Marcelo Castro. Neste sábado, ela acompanhará ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no Rio de Janeiro (Felipe Frazão, de Brasília). 

Fonte: Veja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com dados de inflação no Brasil e nos EUA
Wall Street fecha em alta com avanço de ações de megacapitalização de tecnologia
Dólar fecha em queda de 0,94%, a R$5,1168 na venda; moeda perde 1,58% na semana
Taxas futuras de juros recuam após dados de inflação de Brasil e EUA
Petróleo sobe com tensões no Oriente Médio, problemas econômicos restringem ganhos