Dólar sobe mais de 1% e volta a encostar em R$ 4, com Ptax

Publicado em 26/02/2016 18:00

logo mini reuters noticias

Por Bruno Federowski

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em alta de mais de 1 por cento e voltou a encostar em 4 reais nesta sexta-feira, reagindo a operações típicas de fim de mês relacionadas à rolagem de posições e à briga pela formação da Ptax.

O dólar avançou 1,21 por cento, a 3,9976 reais na venda, mas ainda acumulou queda de 0,62 por cento na semana. O dólar futuro avançava cerca de 1 por cento no fim desta tarde.

"O mercado fica pouco previsível quando chega o fim do mês, a gente sabe que tem fatores como a Ptax que levam o real a descolar dos fundamentos", disse o operador da corretora Spinelli José Carlos Amado.

A Ptax é uma taxa calculada pelo BC que serve de referência para diversos contratos cambiais. Operadores costumam disputar para influenciar as cotações, mais favoráveis a suas posições no final do mês.

Além disso, muitos operadores relutaram em vender dólares a cotações muito baixas, uma vez que muitos acreditam que a moeda norte-americana deve voltar a subir em meio ao cenário político e econômico conturbado no Brasil.

Pela manhã, a moeda norte-americana chegou a recuar a 3,9306 reais em meio à alta dos preços do petróleo. A commodity passou a cair no fim da sessão conforme investidores embolsavam lucros.

"Houve uma piora generalizada do humor na parte da tarde, ainda mais depois que o petróleo passou a cair", disse o operador de um banco nacional.

No início da sessão, contribuíram para o ânimo declarações do presidente do banco central da China, Zhou Xiaochuan, sugerindo que o país pode adotar novos estímulos econômicos. Ajudaram ainda dados mostrando que o crescimento econômico dos EUA desacelerou menos do que o inicialmente publicado no quarto trimestre.

O Banco Central brasileiro concluiu nesta manhã a rolagem integral dos swaps cambiais que vencem em março, que equivalem a 10,118 bilhões de dólares. O próximo lote de swaps vence em 1º de abril de 2016 e equivale a 10,092 bilhões de dólares.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário