Ações chinesas recuam com dados de inflação de fevereiro

Publicado em 10/03/2016 07:46

XANGAI/TÓQUIO (Reuters) - Os índices chineses caíram cerca de 2 por cento nesta quinta-feira, pressionados pelas ações bancárias e de energia, com os investidores interpretando os dados de aceleração da inflação acima do esperado como negativos para uma economia que tem dificuldade para encontrar ritmo.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 1,91 por cento, enquanto o índice de Xangai teve queda de 2,03 por cento.

Os dados, que mostraram a aceleração mais forte da inflação do consumidor desde julho de 2014 em fevereiro, limita o espaço para mais afrouxamento monetário, disseram analistas.

No restante do continente as ações subiram encorajadas pela alta dos preços do petróleo e pelas perspectivas de que o Banco Central Europeu (BCE) vai afrouxar a política monetária nesta quinta-feira.

Às 7:41 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,21 por cento.

O foco está em quanto o BCE, que já cortou os juros para dentro do território negativo, vai afrouxar a política monetária.

"É amplamente esperado que o BCE aumente a quantidade de títulos que compra do mercado todo mês, como também leve a taxa de juros ainda mais fundo no território negativo", escreveu o estrategista-chefe de mercado do CMC Markets, Michael McCarthy.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 1,26 por cento, a 16.852 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,06 por cento, a 19.984 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 2,03 por cento, a 2.804 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 1,91 por cento, a 3.013 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,84 por cento, a 1.969 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,31 por cento, a 8.660 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,05 por cento, a 2.809 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,14 por cento, a 5.150 pontos.

(Reportagem por Samuel Shen, Nathaniel Taplin e Shinichi Saoshiro)

Inflação anual na China acelera a 2,3% em fevereiro, ritmo mais forte desde 2014

PEQUIM (Reuters) - A inflação ao consumidor na China acelerou para 2,3 por cento em fevereiro sobre o ano anterior, ritmo mais forte desde julho de 2014 e superando as expectativas do mercado.

Analistas consultados pela Reuters esperavam que a inflação ao consumidor atingisse 1,9 por cento, contra 1,8 por cento no mês anterior.

Já o índice de preços ao produtor permaneceu em deflação ao recuar 4,9 por cento em fevereiro, informou nesta quinta-feira a Agência Nacional de Estatísticas, em linha com as expectativas após queda de 5,3 por cento em janeiro.

(Reportagem de Xiaoyi Shao)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com dados de inflação no Brasil e nos EUA
Wall Street fecha em alta com avanço de ações de megacapitalização de tecnologia
Dólar fecha em queda de 0,94%, a R$5,1168 na venda; moeda perde 1,58% na semana
Taxas futuras de juros recuam após dados de inflação de Brasil e EUA
Petróleo sobe com tensões no Oriente Médio, problemas econômicos restringem ganhos