Dólar cai sobre o real, com investidores à espera de novidades da equipe econômica

Publicado em 16/05/2016 10:35

logo mini reuters noticias

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar recuava nesta segunda-feira, com investidores à espera de novidades sobre a equipe econômica, especialmente o nome de quem presidirá o Banco Central no governo de Michel Temer, num mercado com liquidez reduzida.

Com a moeda norte-americana acima ainda acima de 3,50 reais, o BC não anunciou intervenção no mercado de câmbio nesta sessão, a segunda seguida.

Às 10:29, o dólar recuava 0,41 por cento, a 3,5095 reais na venda, após subir 1,47 por cento na sexta-feira. O dólar futuro recuava cerca de 0,8 por cento.

"O mercado está esperando anúncios do novo governo... Até lá, deve ficar meio parado", resumiu o operador de câmbio da corretora Intercam Glauber Romano.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse na sexta-feira que faria nesta segunda-feira o anúncio de sua equipe econômica, incluindo comandante do Banco Central, mas sua assessoria de imprensa informou que o anúncio foi adiado para terça-feira. Entre os nomes que têm circulado na mídia para presidir a autoridade monetária, o que encabeça as apostas é o do o economista-chefe do banco Itaú, Ilan Gondfajn.

"Esse adiamento não é boa notícia mas, de forma geral, o investidor ainda está dando um voto de confiança (ao novo governo)", disse o gerente de câmbio da corretora Treviso, Reginaldo Galhardo.

Operadores alertavam que o volume de negócios seguia reduzido, em linha com os anteriores, o que pode favorecer a volatilidade no pregão.

Até o momento, O BC não anunciou nenhuma intervenção no mercado, como leilão de swap cambial reverso, equivalente a compra futura de dólares.

Para muitos operadores, a autoridade monetária não tem interesse que o dólar fique abaixo de 3,50 reais para não prejudicar as exportações e, consequentemente, as contas externas do país.

Lá fora, o dólar operava com leve baixa frente a uma cesta de moedas, enquanto não mostrava tendência definida em relação a moedas de países emergentes, como os pesos mexicano e chileno.

Dados divulgados no fim de semana mostraram que os investimentos, a produção industrial e as vendas no varejo da China cresceram menos que o esperado em abril, aumentando as dúvidas sobre a estabilidade da segunda maior economia do mundo.

A moeda norte-americana subia ante o iene, após o Japão sinalizar sua disposição em intervir no mercado de câmbio.

(Por Flavia Bohone)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário