Nova ação da PF mira sobrinho de Lula e empresa ligada à Odebrecht

Publicado em 20/05/2016 08:18

A Polícia Federal (PF) cumpre nesta sexta-feira (20) quatro mandados de busca e apreensão e de dois de condução coercitiva (quando a pessoa é obrigada a ir depor) em um inquérito que envolve o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O petista, no entanto, não é foco das diligências realizadas pelos policiais federais nesta sexta.

Os alvos dos mandados de condução coercitiva são pessoas ligadas ao ex-presidente da República, informou a Polícia Federal. Esta fase da operação está sendo realizada em São Paulo e Santos, no litoral paulista.

Leia a notícia na íntegra no site G1.

Na Folha de S. Paulo: Nova operação da PF mira pessoas ligadas a Lula

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (20) uma operação para investigar a prática de tráfico de influência envolvendo pessoas as ligadas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e dois de condução coercitiva nas cidade de Santos (SP) e São Paulo.

A Folha apurou que um dos alvos dessa operação, batizada de "Clã", são os negócios de Taiguara Rodrigues dos Santos, sobrinho de Lula. Ele é filho do irmão da primeira mulher do ex-presidente.

De acordo com o site Jota, as ações de hoje são um desdobramento de uma investigação aberta em julho do ano passado pelo Núcleo de Combate à Corrupção da Procuradoria da República no Distrito Federal, sobre possível tráfico de influência envolvendo o Lula e a empreiteira Odebrecht. Elas não têm relação com a Lava Jato.

Leia a notícia na íntegra no site da Folha de S. Paulo

Na Veja: Sobrinho de Lula é alvo de mandado de condução coercitiva da PF

Na manhã desta sexta-feira, a Polícia Federal deflagrou uma operação baseada em um inquérito que investiga o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por crime de tráfico de influência internacional em favor da construtora Odebrecht. O principal alvo das buscas e apreensões desta manhã é o sobrinho de Lula, Taiguara Rodrigues dos Santos, que foi conduzido coercitivamente à PF para prestar esclarecimentos.

Taiguara é filho de Jacinto Ribeiro dos Santos, o Lambari, amigo de Lula na juventude e irmão da primeira mulher do ex-presidente. Funcionários do governo e executivos de empreiteiras costumam identificá-lo como "o sobrinho do Lula". Em 2012, uma de suas empresas de engenharia, a Exergia Brasil, foi contratada pela Odebrecht para trabalhar na obra de ampliação e modernização da hidrelétrica de Cambambe, em Angola. O acerto entre as partes foi formalizado no mesmo ano em que a Odebrecht conseguiu no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) um financiamento para realizar esse projeto na África.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1 + Folha de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • dejair minotti jaboticabal - SP

    Parece novela.., todo mundo sabe o fim, mas o apedeuta confia na turma dele. Celso Daniel deve estar morrendo de novo, agora de raiva.

    0
    • sergio ricardo dos santos Cubatão - SP

      boa tarde! Seu Dejair, temos varredura contendo NPK, retirada na cidade de Santos SP, apenas R$350,00 por tonelada teor 06 10 10 contato 13.988417474 sergio

      0