Ministro do STF Teori homologa delação de ex-presidente da Transpetro, diz Estadão

Publicado em 25/05/2016 07:35

(Reuters) - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki homologou na terça-feira a delação premiada fechada pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado no âmbito da operação Lava Jato, de acordo com reportagem desta quarta-feira no site do jornal O Estado de S.Paulo.

Machado foi o pivô da queda do senador Romero Jucá (PMDB-RR) do cargo de ministro do Planejamento por ter gravado uma conversa com o parlamentar em que Jucá teria sugerido um pacto para tentar paralisar a Lava Jato. Jucá foi exonerado do ministério após a revelação da conversa na segunda-feira pelo jornal Folha de S.Paulo.

Uma nova conversa gravada por Machado, desta vez com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi divulgada nesta quarta-feira pela Folha. Nela, Renan defende uma mudança na lei sobre delação premiada para impedir que um preso se torne delator, prática utilizada com frequência pela Lava Jato.

Machado é investigado por suspeita de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras ao lado de Renan e Jucá, e a divulgação das conversas provocou apreensão no governo do presidente interino Michel Temer devido às incertezas sobre sua extensão e o possível envolvimento de mais pessoas do PMDB ligadas ao Palácio do Planalto.

Procurado pela Reuters, o Supremo informou que não se manifesta sobre acordos de delação premiada pois são tratados sob sigilo.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA