Meirelles quer mais poder para a Fazenda sobre Orçamento

Publicado em 29/07/2016 07:16

O ministro Henrique Meirelles (Fazenda) pretende aumentar o poder de sua pasta, passando a controlar o órgão responsável pela elaboração e execução do Orçamento.

Por sugestão de Meirelles, o presidente interino, Michel Temer, avalia transferir a Secretaria de Orçamento para o guarda­-chuva da Fazenda –hoje ela pertence ao Ministério do Planejamento. 

O comandante da equipe econômica argumenta que a transferência daria mais racionalidade à execução do Orçamento da União, deixando sob responsabilidade da mesma área a autorização de quanto o governo vai gastar e o seu pagamento.

A medida foi discutida nesta quinta­feira (28) por Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Meirelles e Dyogo Oliveira (Planejamento), conforme antecipou o jornal "O Estado de S. Paulo".

A ideia tem a simpatia do presidente interino, que tende a aprová­la, mas é vista com ressalvas por alguns assessores porque representaria aumentar a força do ministro da Fazenda e enfraquecer a pasta do Planejamento.

Meirelles é visto como eventual candidato à Presidência em 2018 caso consiga reequilibrar as contas públicas e fazer o país voltar a crescer, o que gera incômodos dentro da equipe política de Temer. 

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S.Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário