Atividade industrial da China cai em julho, mostra PMI oficial

Publicado em 01/08/2016 07:34

LOGO REUTERS 2.0

PEQUIM (Reuters) - A atividade do setor industrial na China surpreendentemente encolheu em julho, mostrou nesta segunda-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial, com empresas de pequeno e médio porte liderando a queda e reforçando receios de que a economia pode, novamente, estar perdendo ímpeto.

O PMI oficial da indústria recuou para 49,9 em julho, ante leitura de 50,0 no mês passado e abaixo da marca de 50 que separa crescimento de retração. Analistas esperavam leitura de 50,0 em pesquisa Reuters.

Após crescer por três meses consecutivos de março a maio, a expansão da atividade industrial na China estagnou em junho, apesar de o crescimento econômico ter superado ligeiramente as expectativas no segundo trimestre após uma expansão de crédito quase recorde.

A produção manufatureira caiu para 52,1 em julho, ante 52,5 em junho, e o total de novas encomendas foi a 50,4, levemente abaixo dos 50,5 de junho, mostrou o PMI.

Novas encomendas por exportação contraíram conforme a demanda de outros países permaneceu fraca e com o impacto da votação britânica por deixar a União Europeia (UE) prejudicando o humor, informou a agência nacional de estatísticas da China.

Já uma pesquisa privada do setor industrial mostrou expansão da atividade industrial pela primeira vez em 17 meses em julho, com crescimento de produção e novas encomendas. O PMI do Caixin/Markit, que foca em empresas de pequeno a médio porte, subiu para 50,6, ante 48,6 em junho e estimativa de 48,7.

Já a pesquisa PMI oficial do setor de serviços mostrou que a atividade no setor expandiu em um ritmo mais rápido, com leitura de 53,9 em julho ante 53,7 em junho.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário