Confiança do consumidor no Brasil melhora pelo 2º mês seguido, mostra Thomson Reuters/Ipsos

Publicado em 10/08/2016 14:16

SÃO PAULO (Reuters) - A confiança do consumidor brasileiro subiu em agosto, pelo segundo mês seguido, com melhoras quase generalizadas nas percepções, com destaque para as condições atuais e investimentos, mostrou o indicador da Thomson Reuters/Ipsos divulgado nesta quarta-feira.

O Índice Primário de Sentimento do Consumidor (PCSI, na sigla em inglês) subiu a 38,1 em agosto, sobre 35,9 no mês passado, marcando o segundo mês seguido de avanço e voltando ao mesmo patamar de janeiro, o mais alto no ano.

O grupo que avalia as condições atuais teve a melhora mais expressiva em agosto, de 3,2 pontos, para 26,8. O segundo maior avanço foi verificado no subíndice de investimentos, que foi a 37,3, alta de 3,1 pontos.

Após duas quedas seguidas, o subíndice de emprego voltou a subir no período, 1,9 ponto, para 28,2 em agosto.

O único grupo a registrar queda foi o de expectativas, que recuou 0,2 ponto, a 63,0. Apesar do declínio, o número permanece perto da máxima do ano, alcançada no mês passado.

A confiança do consumidor avançou também no mais recente levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV), com o indicador de julho subindo 5,4 pontos após forte avanço nas expectativas.

(Por Flavia Bohone)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA