Câmara não vota retirada de teto ao avanço de gastos dos Estados em renegociação de dívidas

Publicado em 10/08/2016 14:22

LOGO REUTERS 2.0

BRASÍLIA (Reuters) - A Câmara dos Deputados não votou, por falta de quórum, o destaque ao projeto de lei sobre a renegociação da dívida dos Estados junto à União referente à retirada da limitação do crescimento dos gastos públicos dos entes à inflação do ano anterior como contrapartida à concessão de benefícios.

O ponto era um dos destaques deixados para ser votado em sessão separada nesta quarta-feira, após a aprovação do texto base pela Câmara durante a madrugada.

Segundo o líder do governo na Casa, deputado André Moura (PSC-SE), muitos dos que marcaram presença mais cedo pela manhã já partiram para suas bases. Ele pontuou ainda que não é interesse do governo apressar a votação dos destaques, pois o texto-base da forma como está, aprovado durante a madrugada, agrada ao Executivo.

Para a votação, são necessários no mínimo 257 parlamentares. Às 14h05, eram 160 presentes.

Na véspera, o Planalto deu aval para a retirada da exigência que Estados vedassem os aumentos salariais ao funcionalismo em troca dos benefícios recebidos na renegociação das dívidas, em nova investida em direção a um texto mais ameno para garantir sua aprovação na Câmara.

Com a flexibilização, a única contrapartida que segue de pé para os Estados terem suas dívidas com a União alongadas por 20 anos, com carência nas parcelas iniciais, é a limitação pelos próximos dois anos do crescimento dos gastos públicos dos Estados à inflação do ano anterior.

Mas a oposição busca retirar também essa contrapartida através de destaque ao texto.

Moura afirmou que a prioridade do governo agora é votar na Câmara o projeto de lei sobre mudanças no modelo de exploração do pré-sal, além de medidas provisórias. Com isso, a análise dos destaques à renegociação da dívida dos Estados deve ficar para a semana do dia 22 deste mês.

Após ter sua tramitação encerrada na Câmara, o projeto sobre a renegociação da dívida dos Estados deverá ainda ser apreciado no Senado.

(Por Marcela Ayres)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário