Taxas negativas do BCE estão no limite e foco deveria ser compra de ativos, dizem economistas do FMI

Publicado em 11/08/2016 08:25

LOGO REUTERS 2.0

LONDRES (Reuters) - Economistas do Fundo Monetário Internacional (FMI) pediram que o Banco Central Europeu (BCE) concentre-se em compra de ativos e não em cortar suas já negativas taxas de juros novamente, caso precise voltar a estimular a economia da zona do euro.

Um blog publicado no site do Fundo disse que o BCE tinha "espaço limitado para mais cortes substanciais sem ferir a lucratividade dos bancos", o que pode acabar tendo efeitos negativos.

"Mais cortes de juros poderiam enfraquecer a eficácia da política monetária se as taxas de empréstimo não se ajustarem ou se os clientes tirarem dinheiro dos bancos."

Em vez disso, trouxe o documento: "voltar o foco para compra de ativos aumentaria os preços dos ativos e a demanda agregada, enquanto também apoiaria o empréstimo bancário. Isso também facilitaria o 'pass-through' das condições bancárias melhoradas de financiamento para a economia real."

O documento, que representa apenas a visão dos autores --Andy Jobst e Huidan Lin, ambos economistas do Departamento Europeu do FMI-- acrescentou que taxas de juros negativas têm sido bem-sucedidas em apoiar o programa do BCE para comprar mais de 1,5 trilhão de euros em títulos.

(Por Marc Jones)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário