Temer reúne equipe econômica e líderes parlamentares em São Paulo

Publicado em 19/08/2016 10:02

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente interino Michel Temer convocou reunião em São Paulo nesta sexta-feira com os ministros Henrique Meirelles (Fazenda), Dyogo Oliveira (Planejamento) e Eliseu Padilha (Casa Civil) e líderes do Congresso.

Segundo a assessoria do deputado André Moura (PSC-SE), líder do governo na Câmara, a reunião quer definir uma estratégia para a aprovação do ajuste fiscal e terá a participação dos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), além do líder do governo no Senado, Aloysio Nunes (PSDB-SP), e das cúpulas do Banco Central, Banco do Brasil e do BNDES.

O governo tem enfrentado dificuldades para aprovar medidas de ajuste fiscal no Congresso Nacional, como a renegociação da dívida dos Estados, com resistência sobretudo dos governadores do Norte e Nordeste, que pedem mais concessões.

Os mercados financeiros têm dado respaldo ao governo, mas esperam que após a conclusão do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, previsto para o final deste mês, Temer e sua equipe comecem a entregar efetivamente as medidas econômicas consideradas necessárias.

Segundo duas fontes palacianas, o encontro desta sexta-feira pretende agilizar a votação da Desvinculação de Receitas da União (DRU), o projeto de renegociação da dívida dos Estados e aumentos salariais, que são cruciais para a elaboração do Orçamento de 2017. Para isso, disseram as fontes, é preciso também buscar resolver o impasse com Estados do Nordeste.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello e Alonso Soto; Texto de Alexandre Caverni)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética