Arrecadação cai 5,8% e tem pior julho desde 2010, diz Receita

Publicado em 19/08/2016 16:05

LOGO REUTERS 2.0

BRASÍLIA (Reuters) - A arrecadação do governo federal encerrou julho com queda real de 5,8 por cento sobre igual período de 2015, a 107,416 bilhões de reais, pior resultado para o mês desde 2010, em mais um dado que reflete o impacto da recessão para os cofres públicos.

O resultado também ficou abaixo da estimativa de 109 bilhões de reais em pesquisa Reuters com especialistas.

Segundo informou a Receita Federal nesta sexta-feira, o declínio no mês foi mais forte no recolhimento de Imposto de Importação/IPI-Vinculado, -37,76 por cento sobre julho de 2015, Cofins/Pis-Pasep (-4,98 por cento) e com a receita previdenciária (-2,60 por cento).

Isso acabou ofuscando a diminuição de 9,35 por cento nas desonerações no período, a 7,567 bilhões de reais, e o crescimento real de 10,96 por cento na arrecadação com Imposto de Renda Pessoa Jurídica e Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL).

No acumulado de janeiro a julho, a arrecadação somou 724,673 bilhões de reais, declínio de 7,11 por cento sobre igual etapa do ano passado, já descontada a inflação. O dado também foi o pior para o período desde 2010 (699,861 bilhões de reais).

O governo tem acompanhado com lupa o comportamento da arrecadação buscando sinais de estabilização que ajudem a evitar a alta de impostos para atingir a meta fiscal do próximo ano, num ambiente de resistência política do Congresso em relação a projetos de ajuste e às vésperas da votação do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

Até o fim deste mês, o Executivo deve encaminhar aos parlamentares a composição das receitas e despesas que resultarão no déficit primário de 139 bilhões de reais definido para o governo central (governo federal, Previdência e Banco Central) para 2017.

A equipe econômica já destacou que para atingir a meta será necessário contar com esforço fiscal extra de 55,4 bilhões de reais.

Para este ano, a meta é de déficit primário de 170,5 bilhões de reais para o governo central. Se confirmado, este será o terceiro ano que o país não consegue fazer economia para pagamento de juros da dívida pública.

(Por Marcela Ayres)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário