Mercado chinês fica estável e índice regional recua após comentários de Yellen

Publicado em 29/08/2016 08:09

XANGAI/SINGAPURA (Reuters) - O mercado acionário chinês praticamente estável nesta segunda-feira, com ganhos em ações do setor industrial compensando quedas no setor bancário, com muitos resultados empresariais preliminares mostrando sinais de tentativa de recuperação em dificuldades, como carvão e aço.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, teve leve variação positiva de 0,02 por cento. O índice de Xangai fechou estável.

Desde sexta-feira, mais de 2.000 empresas chinesas listadas na bolsa divulgaram resultados provisórios, enquanto o restante irá publicar os números nesta semana. Para os investidores que lutam com uma economia mostrando sinais de estresse em muitos setores, houve uma clara melhoria nos lucros em setores incluindo os de carvão, aço e materiais de construção.

O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, perdia 0,8 por cento nesta sexta-feira, às 7:36, enquanto o dólar subia após declarações da chair do Federal Reserve, Janet Yellen.

Embora Yellen não tenha dado projeções sobre o que o banco central norte-americano precisa ver antes de elevar os juros, ela disse que o Fed já pensa estar perto de alcançar seus objetivos de pleno emprego e estabilidade de preços. Ela descreveu o gasto do consumidor como "sólido", mas observou que o investimento empresarial nos Estados Unidos estava fraco e as exportações foram atingidas por um dólar forte.

O índice Nikkei ganhou 2,3 por cento, o maior ganho diário em três semanas, conforme o iene se enfraqueceu ante alta do dólar.

(Por Kim Coghill, Richard BorsukSamuel Shen e John Ruwitch)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com dados de inflação no Brasil e nos EUA
Wall Street fecha em alta com avanço de ações de megacapitalização de tecnologia
Dólar fecha em queda de 0,94%, a R$5,1168 na venda; moeda perde 1,58% na semana
Taxas futuras de juros recuam após dados de inflação de Brasil e EUA
Petróleo sobe com tensões no Oriente Médio, problemas econômicos restringem ganhos