Caiado diz que vai recorrer ao STF contra manutenção dos direitos políticos de Dilma

Publicado em 31/08/2016 17:08

BRASÍLIA (Reuters) - O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), líder do partido no Senado e um dos principais defensores do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, afirmou nesta quarta-feira que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do Senado de manter os direitos políticos da petista, apesar de ter cassado o seu mandato.

Por aceitação do presidente da sessão de julgamento, o ministro Ricardo Lewandowski do Supremo Tribunal Federal, o julgamento do impeachment de Dilma foi dividido em duas votações: uma sobre a cassação do mandato e outra sobre a habilitação política.

"Eu, com a prerrogativa de senador da República, recorrerei ao Supremo Tribunal Federal", disse Caiado a repórteres. "A Constituição não dá essa margem de interpretação ao Senado Federal. O Senado Federal não pode fatiar aquilo que a Constituição determina. A inabilitação não é pena acessória, é pena conjunta."

Na votação sobre a perda dos direitos políticos de Dilma por oito anos, 42 senadores votaram pela imposição desta pena à petista, enquanto 36 decidiram de forma contrária. Eram necessários 54 votos para a inabilitação de Dilma. A ex-presidente teve seu mandato cassado por 61 votos a 20.

ACORDÃO

Caiado acusou o PMDB e o PT de terem feito um acordão para salvar Dilma na inabilitação política por 8 anos. "Ficou claro que esta segunda votação um grande acordão do PT e o PMDB. Esta manobra representa o que existe de mais espúrio e negativo na política. Tenho certeza de que, como se diz no interior, a sociedade está neste momento com a 'pulga atrás da orelha'", disse o senador.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu, Marcela Ayres e Maria Carolina Marcello)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com dados de inflação no Brasil e nos EUA
Wall Street fecha em alta com avanço de ações de megacapitalização de tecnologia
Dólar fecha em queda de 0,94%, a R$5,1168 na venda; moeda perde 1,58% na semana
Taxas futuras de juros recuam após dados de inflação de Brasil e EUA
Petróleo sobe com tensões no Oriente Médio, problemas econômicos restringem ganhos