Índice de ações da Ásia atinge maior patamar em um ano por dados fracos dos EUA

Publicado em 07/09/2016 10:40

TÓQUIO/XANGAI (Reuters) - O dólar caiu e as ações asiáticas subiram para máximas em um ano nesta quarta-feira após dados surpreendentemente fracos do setor de serviços dos Estados Unidos frustrarem as expectativas já pequenas de que o Federal Reserve irá elevar os juros norte-americanos ainda este mês.

O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, subiu 0,4 por cento, ampliando os ganhos nos últimos dois dias para 2,7 por cento e alcançando um nível visto pela última vez em julho do ano passado.

"Quando as pessoas pensam que não há aumento imediato dos juros pelo Fed, então a Ásia e os mercados emergentes são o lugar para ir, já que os investidores buscam rendimentos", disse Toru Nishihama, economista sênior do Dai-ichi Life Research.

O índice Nikkei do Japão, contudo, recuou, já que o avanço acentuado do iene ante o dólar colocou mais pressão sobre os exportadores na terceira maior economia do mundo.

As ações da China fecharam praticamente estáveis nesta quarta-feira, com as quedas nas ações de consumo e de saúde compensado os ganhos das empresas de infraestrutura e de matérias-primas, após Pequim prometer intensificar os esforços de política fiscal para apoiar a economia.

O Conselho de Estado da China também disse que vai incentivar os bancos a concederem mais crédito e reafirmou o compromisso do governo de reduzir o excesso de capacidade, num aviso publicado tarde da noite de terça-feira (horário local).

As ações australianas fecharam em leve alta nesta, após dados mostrarem que a economia da Austrália se expandiu no último trimestre no ritmo anual mais acelerado em quatro anos, apoiada no forte avanço das exportações.

O crescimento australiano no trimestre de abril a junho também foi reforçado por um salto dos gastos públicos antes das eleições e por ganhos modestos nos gastos das famílias e na construção de casas.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,41 por cento, a 17.012 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,19 por cento, a 23.741 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,05 por cento, a 3.092 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,05 por cento, a 3.340 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,23 por cento, a 2.061 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,84 por cento, a 9.259 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,10 por cento, a 2.893 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,20 por cento, a 5.424 pontos.

(Por Hideyuki Sano, Samuel Shen e John Ruwitch)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética