Senado aprova MP da redução do número de ministérios

Publicado em 09/09/2016 07:19

LOGO REUTERS 2.0

BRASÍLIA (Reuters) - A base aliada ao governo do presidente Michel Temer garantiu quórum em uma sessão pós-feriado no Senado e aprovou nesta quinta-feira a medida provisória que promoveu uma redução do número de ministérios quando Temer assumiu interinamente a Presidência da República.

Agora, já efetivo no cargo, Temer viu aliados aprovarem a MP no seu último dia de vigência. Caso perdesse a validade, até poderia ser editada uma medida com conteúdo parecido –mas não idêntico– o que não diminuiria, no entanto, o constrangimento que seria imposto ao governo por não conseguir aprovar a MP a tempo.

A reforma administrativa promovida pela MP foi realizada por Temer assim que assumiu interinamente o governo, em maio, e recebeu críticas por conta da extinção de pastas.

A Previdência Social foi incorporada pelo Ministério da Fazenda, a então Controladoria-Geral da União (CGU) passou a chamar-se Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, o Ministério das Comunicações teve suas atribuições incorporadas pelo novo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações.

O Ministério da Cultura chegou a ser incorporado pelo da Educação, mas foi recriado após críticas.

A MP manteve o status de ministro aos titulares da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Banco Central até que seja aprovada uma nova regra para garantir foro privilegiado de julgamento perante o Supremo Tribunal Federal (STF) aos titulares desses órgãos.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário