Teto de gasto avança 'rapidíssimo' , diz Meirelles

Publicado em 13/09/2016 07:17

O ministro Henrique Meirelles (Fazenda) respondeu nesta segunda­feira (12) a críticas sobre a lentidão na tramitação da proposta do governo de fixar um teto dos gastos. O objetivo, segundo ele, é aprovar a alteração constitucional ainda neste ano.

"Comparado com a ansiedade de todos nós, está devagar. Mas, comparado com o fato de que é a primeira reforma constitucional que endereça e ataca o problema dos gastos desde a Constituinte de 1988, está indo rapidíssimo, numa velocidade estonteante. Mudanças constitucionais não se fazem em semanas em nenhum lugar do mundo, a não ser em países ditatoriais."

O ministro participou de evento organizado pelo jornal "Valor Econômico", em São Paulo.

Em seu discurso, ele ressaltou que, se aprovado, o teto de crescimento dos gastos públicos fará com que, pela primeira vez desde a Constituição de 1988, um governo termine com despesas como percentual do PIB menores do que quando começou.

"O compromisso do governo de que teremos a aprovação dessa PEC [proposta de emenda constitucional] até o fim do ano é de uma velocidade extraordinária em temos históricos." 

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Fonte: Folha de S.Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St abre em baixa sob peso de megacaps
Dólar acelera ganhos frente ao real com cautela antes da decisão do Copom
BCE pode reduzir juros e deve repensar forma como define a política monetária, diz Wunsch
Venda e produção de veículos têm alta de dois dígitos em abril abre março, diz Anfavea
Ibovespa recua antes de decisão de juros com bateria de balanços sob holofotes