Na Veja: PT tinha ‘conta-corrente’ com a Odebrecht, diz PF

Publicado em 26/09/2016 14:03
835 exibições

O Partido dos Trabalhadores mantinha uma “verdadeira conta-corrente” com a Odebrecht, por meio da qual eram pagas propinas a integrantes da legenda, informou nesta segunda-feira a Polícia Federal durante coletiva de imprensa concedida após a prisão do ex-ministro da Fazenda de Lula e da Casa Civil de Dilma Antônio Palocci.  Segundo a PF, Palocci – identificado como “Italiano” nas planilhas da empreiteira – recebeu um total de 128 milhões de reais em propinas. Parte do dinheiro ficou com o partido.

As investigações mostram a atuação intensa e reiterada de Palocci com a Odebrecht, envolvendo contratos e medidas legislativas tomadas para privilegiar a empreiteira em obras públicas. Segundo os procuradores, essa atuação se firmava com pagamentos de propinas que eram destinadas aos PT. O ex-ministro Palocci recebeu os valores através dessa conta desde 2006 até novembro de 2013.

A ex-funcionária Maria Lucia Tavares, segundo os investigadores, foi a “única a quebrar o silêncio que impera dentro  da empresa” e revelou documentos que elucidaram fases passadas da investigação. O delegado da Polícia Federal, Filipe Hille Pace, afirmou que Marcelo Odebrecht e Antonio Palocci tiveram mais de 30 encontros no período em que ele era ministro e até mesmo depois de deixar o cargo. Os encontros se davam na casa de Palocci ou no escritório do ex-ministro. Segundo a PF, Palocci desempenhava um papel mais importante que o ex-ministro José Dirceu.olha: 

Leia a notícia na íntegra no site da Veja

No Estadão: Moro bloqueia R$ 128 mi de Palocci e outros alvos da Omertà

No Blog de Fausto Macedo

O juiz federal Sérgio Moro decretou o bloqueio de R$ 128 milhões do ex-ministro Antônio Palocci Filho (Fazenda e Casa Civil dos governos Lula e Dilma) e de outros alvos da Operação Omertà, deflagrada nesta segunda-feira, 26. Palocci foi preso.

O sequestro atinge a empresa de Palocci, a Projeto Consultoria Empresarial e Financeira, e seus homens de confiança, também capturados na Omertà, Branislav Kontic e Juscelino Antônio Dourado, além da J&F Assessoria Ltda.

O valor corresponde à propina supostamente paga a Palocci pela maior empreiteira do País, a Odebrecht. Parte do dinheiro foi destinado ao PT, segundo os investigadores da Omertà.

Leia a noticia na íntegra no site do Estadão

Na Folha: Após prisão de Palocci, Temer cobrará explicações de ministro da Justiça

Preocupado com críticas de que seu governo usa politicamente a Lava Jato, o presidente Michel Temer vai cobrar de seu ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, explicações sobre suasdeclarações dadas no domingo (25), quando afirmou que "nesta semana" iria ter mais uma fase das operações do Ministério Público e Polícia Federal que investigam o petrolão.

O presidente, que já estava irritado com seu assessor, ficou ainda mais contrariado depois que a Lava Jato deflagrou nesta segunda-feira (26) nova operação, prendendo o ex-ministro Antonio Palocci (governos Lula e Dilma) e pelo menos dois assessores dele.

Segundo auxiliares presidenciais, a fala do ministro da Justiça dá munição a quem pode acusar o presidente Temer de tentar interferir e monitorar a Operação Lava Jato, passando a mensagem de que o Palácio do Planalto é informado sobre tudo das operações e até usa as informações politicamente.

Leia a notícia na íntegra no site da Folha de S. Paulo

PF: ministro da Justiça não foi avisado de operação

Antes de detalhar os mandados cumpridos nesta segunda-feira na operação Omertà, 35ª fase da Lava Jato, o delegado da Polícia Federal Igor Romário de Paula leu nota oficial em que afirmou que o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, não foi avisado antecipadamente sobre a deflagração da ação. Neste domingo, o ministro declarou publicamente que haveria outra operação esta semana. “Teve na semana passada e esta semana vai ter mais, podem ficar tranquilos. Quando vocês virem esta semana, vão se lembrar de mim”, disse Moraes, durante evento de campanha do deputado Duarte Nogueira (PSDB), em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo – justamente a cidade de Antônio Palocci, preso esta manhã.

Leia a notícia na íntegra no site da Veja

Fonte: Veja + Folha de S. Paulo

1 comentário

  • antonio carlos pereira Jaboticabal - SP

    É claro que o Ministro sabia, pois isso é boca de urna. E FURNAS, quando que Moro vai fazer uma devassa ? Nunca, pois dizem que é ai que esta o Aécio, Moro protege o Aécio, isso é tão verdade que Aécio já foi citado várias vezes e Moro nunca encaminho para o STF. Moro esta descarado a serviço do PSDB. Cade a delação do Marcelo, tinha 240 ? Cade os juízes, promotores,ex governadores e políticos. Com certeza, Temer esta abafando ! Fora Temer, Faustão em cima do Temer !

    Caiado é arrogante, só faz barulho, nunca fez nada para os agricultores. Caiado porque não da andamento no caso do INCRA, começaram abril, mas quanto encontraram políticos, imediatamente parou, políticos,empresários e até gente morta tem fazenda. Vejam como as coisas são, o governo tem muitas terras, o políticos e outros vão em um cartório e leva o levantamento da área, o cartório faz a Escritura, com a escritura, vão no INCRA, esse da o número, depois leva na Receita Federal, com o número da RF vai no cartório e Registra a propriedade em seu nome, é assim que muitos tem fazendas, como ninguém fiscaliza os Cartório, até porque esses cartório conseguia atravéz de politicos, justamente para fazer as Escrituras, ai esta a Mafia das fazendas. No INCRA esta tudo parado. FHC sempre foi pobre, gostaria de saber com que dinheiro ele comprou a fazenda dele. Com a palavra o INCRA ! INCRA, a verdadeira mafia da terra para políticos e empresários, até gente morta, é mole ! Se nós queremos terras temos que comprar.

    20
    • PAULO ROBERTO RENSIBANDEIRANTES - PR

      Sr. Antonio, sinceramente eu não o entendo. O Sr. está reclamando do quê? Você conhece todo o sistema para ficar rico, no caso se tornar proprietário de fazenda sem precisar comprá-la, você tem todos os passos na memória e, nos explicou com uma didática exemplar. Porque não coloca em prática esses seus conhecimentos e se torna dono de várias fazendas ???

      1
    • DALZIR VITORIAUBERLÂNDIA - MG

      Caro Rensi...o Antonio Carlos Pereira é meio míope..só enxerga o que gosta de enxergar...minhas terras trabalhei...recebi e comprei...vejamos o caso do Snato LULA...do Antonio ..tadinho não ganhou nada além de um TRIPLEX...Um SITIO...ah e as fortunas pelas palestras...te pergunto se eram tão boas e tão bem pagas...quantas ele deu e quanto recebeu nos últimos 12 meses...nada que é TÃO BOM..TÃO VALIOSO..deprecia assim ..igual a celular...tablet..em seu Antonio...ixprica pois não entendo..

      0
    • CARLO MELONISAO PAULO - SP

      SR ANTONIO CARLOS SOU OBRIGADO A CHAMA-LO DE MENTIROSO PORQUE CONHECE MELHOR DO QUE NINGUEM COMO FAJUTAR DOCUMENTAÇAO DE TERRAS-----UM HOMEM COM ESSE CONHECIMENTO NAO PODE FINGIR QUE NAO SABE QUE MORO NADA PODE FAZER CONTRA AECIO POIS POR SER SENADOR CABE AO JANOT INVESTIGA-LO E O STF JULGA-LO.

      0
    • RODRIGO POLO PIRESBALNEÁRIO CAMBORIÚ - SC

      Exato Sr. Meloni, ele atribui responsabilidades que não são da competencia do juiz, mentindo para que as pessoas acreditem que Moro está contra o PT sendo que ele é só um juiz que julga as denúncias do MPF. E mais e pior, o procurador da república responsável por aceitar as aberturas de inquérito foi nomeado pelos petistas, é comunista de carteirinha e não manda investigar o Aécio, assim como o STF não julga os processos do Renan Calheiros. Por que será, hein Sr. Pereira?

      0
    • PAULO ROBERTO RENSIBANDEIRANTES - PR

      Será que a "explicação" que ele deu sobre o processo de se dar bem, foi para mostrar sua "capacidade professoral" ?? Será que são esses ensinamentos que são passados aos seus alunos ?? POBRE BRAZIL !!!

      0
    • PAULO ROBERTO RENSIBANDEIRANTES - PR

      A vida dos homens é feita de vários laços sociais. As amizades sinceras, o casamento e, a paixão pelo seu clube de futebol, entre outros. Durante a vida, amizades são desfeitas, assim como os casamentos, mas aquele torcedor do Corinthians ou do Palestra. Ah! Isso não... Essa paixão é para toda a vida. Acredito que muitos dos petistas e, assemelhados, devem ter esse desvio psicológico, pois, por mais que a gente se esforce para compreende-los, não consigo. Na Inglaterra existem aqueles torcedores fanáticos chamados de "hooligans", penso que os petistas são semelhantes, pois suas cabeças são tão duras que nada consegue penetrá-las !!!

      0
    • LUIZ DE SANTANA JUNIORARACAJU - SE

      Não há força humana que seja capaz de demovê-los dessa ideia, são iguais a maridos traídos que vêem a mulher entrar no motel no carro com outro, mas não viram o fato consumado, saem com a desculpa de não terem certeza, mas mesmo se tivessem visto arrumariam outra.

      0
    • ANTONIO CARLOS PEREIRAJABOTICABAL - SP

      No Estado de Tocantins e Maranhão tem muitas ponte muito grande mas sem estradas, mas consta no mapa. Caiado não faz nada, tem ponte com 70m e sem água, poderia ser de 7m, Caiado não sabe de nada.Outra coisa, muitos jovens quer saber de que era os 400kg. Cocaína acaba com a família, mas muitos que se julgam inteligente vota no cheirador de pó ! Essa é foda ! A gasolina esta mais cara 41,3% , Temer já falou que vai baixar. Mais Usinas vão quebrar, Todos os Usineiros já se reuniram, vão pagar 40 tol/alqueire, muitos agricultores vão quebrar juntos. Se Lula é ruim para 6 duzia, pior com Temer.

      11
    • PAULO ROBERTO RENSIBANDEIRANTES - PR

      Sr. Antonio pelo que consta no espaço que o você ocupa no NA, na primeira linha aparece o seu nome e, em seguida o endereço residencial "JABOTICABAL-SP"... Por favor dê um exemplo de ponte de 70 m ou 7 m que foram construídas onde não tem água, ou sejam inúteis. Fale de defeitos da sua região...VAMOS... ESTAMOS À ESPERA !!!

      0
    • WELLINGTON ALMEIDA RODRIGUESSUCUPIRA - TO

      Senhor Antônio, leva o LULA para o sua fazenda, ser seu gerente, talvez ele lhe faça ficar rico....

      0
    • ANTONIO CARLOS PEREIRAJABOTICABAL - SP

      Paulo, eu já vi essas ponte no Maranhão. No mapa consta a estrada, mas só tem ponte abandonadas no meio do mato , outro dia passou essa ponte no Tocantins com 70m, ainda o reporte falou que poderia ter essa com 7m, até porque não tem agua, em Tocantins, admiro vc não ter conhecimento dessas noticias. Fala para teu amigo ir lá e fazer 2 reportagens. Aqui na minha região andando pelas estradas com pedágio mais caro do mudo, só se ve Presídio e mais Presídio, aqui no Estado de SP onde é governado mais de 30 anos pelo PSDB, o governo espera as crianças crescerem e depois enchem os Presídios. O PSDB mete a mão até no dinheiro da merenda das crianças, vejam que ponto o PSDB chegou ! O PSDB acabou com o estado de SP, empresários fugiram . Ainda bem que o governo do Parana e um Santo !

      4
    • PAULO ROBERTO RENSIBANDEIRANTES - PR

      Se o Sr. quiser nós exportamos uns santos aqui do estado para São Paulo. O Sr. pode escolher: André Vargas, Gleisi Hoffman, Paulo Bernardo, têm de penca é só escolher !!!

      0
    • ANTONIO CARLOS PEREIRAJABOTICABAL - SP

      Porque o sr não citou o Richa ! O japonês da Federal ! Ele esta trabalhando ! Isso é Parana !

      3
    • PAULO ROBERTO RENSIBANDEIRANTES - PR

      He! He! (risos). Sr. Antonio nós estamos falando de "santos" e, "santos" para petistas são aqueles ladrões que roubam, mas são integrantes da facção petista. Quanto aqueles que não são todos são ladrões, ...NÃO É ???

      0
    • PAULO ROBERTO RENSIBANDEIRANTES - PR

      Onde lê-se: ... Quanto aqueles que não são todos são ladrões, ...NÃO É ??? ... Leia-se: ... Quanto aqueles que não são da facção, todos são ladrões, ...NÃO É ???

      0