Criação de vagas de trabalho nos EUA deve reforçar cenário para aumento de juros

Publicado em 07/10/2016 08:10

Por Jason Lange

WASHINGTON (Reuters) - A criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos provavelmente acelerou em setembro, colocando pressão sobre o banco central norte-americano para elevar a taxa de juros e sinalizando que a força da economia pode estar aumentando antes das eleições presidenciais.

A expectativa é de que o relatório de emprego apresente a criação de 175 mil novas vagas de trabalho no mês passado, contra 151 mil em agosto, de acordo com pesquisa da Reuters junto a economistas.

Isso ficaria em torno da média mensal de criação de vagas até agora neste ano, o que a chair do Federal Reserve, Janet Yellen, afirmou no mês passado ser "insustentável" e que poderia levar ao longo do tempo a economia a superaquecer.

Yellen tem dito que a economia precisa criar pouco menos de 100 mil vagas por mês para acompanhar o crescimento da população.

O Departamento do Trabalho divulgará seu relatório de emprego nesta sexta-feira às 9:30 (horário de Brasília) e os dados devem mostrar ainda que a taxa de desemprego permaneceu em 4,9 por cento.

"Um relatório forte de emprego vai reforçar a necessidade de um aumento dos juros", disse esta semana o presidente do Fed de Richmond, Jeffrey Lacker, referindo-se à previsão de crescimento do emprego.

Será o último relatório de emprego antes da reunião de 1 e 2 de novembro do Fed. Investidores não veem praticamente nenhuma chance de um aumento nessa reunião, devido à proximidade com a eleição presidencial em 8 de novembro.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA