Câmara derruba requerimento para adiar votação da PEC do teto e inicia sessão

Publicado em 25/10/2016 14:30

(Reuters) - A Câmara dos Deputados abriu a ordem do dia para a sessão que em que será votada, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição que cria um teto para os gastos da União com a derrubada de um requerimento para retirada da PEC da pauta, em uma manobra da base para acelerar a votação.

O requerimento, apresentado pelo própria liderança do governo, em uma manobra para prejudicar quaisquer outros do mesmo tipo e acelerar a votação, foi rejeitado com 246 contrários, 13 a favor e 67 deputados em obstrução.

A medida impede a oposição de apresentar quaisquer outros requerimentos para adiar a votação. De acordo com o relator, Darcísio Perondi (PMDB-RS), a medida limita a margem de manobra da oposição para atrasar a votação.

Assessores técnicos da liderança do governo avaliam que o texto base da PEC deve ser votado em torno das 17h, e a votação ser concluída, com apreciação de seis destaques, até às 23h desta terça-feira.

Segundo Perondi (PMDB-RS), a proposta só será colocada em votação quando o quórum em plenário alcançar 480 deputados em plenário, o que deve acontecer em torno das 15h, na avaliação dele.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com dados de inflação no Brasil e nos EUA
Wall Street fecha em alta com avanço de ações de megacapitalização de tecnologia
Dólar fecha em queda de 0,94%, a R$5,1168 na venda; moeda perde 1,58% na semana
Taxas futuras de juros recuam após dados de inflação de Brasil e EUA
Petróleo sobe com tensões no Oriente Médio, problemas econômicos restringem ganhos